O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Mato Grosso, promoverá encontros voltados para usuários hipertensos e diabéticos a cada 15 dias.
De acordo com a coordenadora do NASF, Kamila Karla, o objetivo do grupo é ter um controle das pessoas que são acompanhadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS).
“O objetivo desse grupo é fazer com que as pessoas hipertensas e diabéticas tenham mais controle sobre suas taxas. Além disso, levar nossos profissionais da saúde para passar informações e tirar todas as dúvidas que os cidadãos tiverem”, disse.
O NASF de Mato Grosso conta com uma equipe formada por Andreza Shayene (psicóloga), Ezian Brito (nutricionista) e Ana Clara (fisioterapeuta).
A ideia do grupo foi da coordenadora do NASF, Kamila Karla; da secretária de Saúde, Israela Andrade; e da psicóloga Andreza Shayene. Cerca de 50 a 70 pessoas participam das reuniões. A administração municipal oferecerá transportes aos usuários do grupo.
Na última terça-feira (12), a nutricionista Ezian Brito ministrou uma palestra sobre a importância dos hábitos alimentares. O médico Germano Lacerda e a enfermeira Netynha Soares esclareceram dúvidas sobre diabetes e hipertensão no primeiro encontro. No segundo encontro, foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
Fonte: Genésio Oliveira