Acompanhados do biólogo prof. Jean, os Bombeiros Civis de Catolé do Rocha, tiveram a oportunidade de conhecer o Serperteiros Répteis da Caatinga localizado em São José da Mata – PB, onde tiveram palestras voltadas para o contexto de animais peçonhentos, tirando dúvidas sobre acidentes envolvendo tais animais e quais primeiros socorros devem ser tomados de urgência.
No Brasil, entre 2010 e 2014 foram notificados 691.307 acidentes por animais peçonhentos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, dos quais 1.282 evoluíram para óbito. O escorpionismo foi, entre os acidentes, o que apresentou o maior aumento no número de casos no período, passando de 51.576 notificações em 2010 para 88.435 em 2014, um aumento de 71,51%.
O número de registros de óbitos por animais peçonhentos aumentou nesses últimos cinco anos. Em 2010, foram notificados 237 óbitos e em 2014 esse número foi
para 282, um incremento de 19,0%.
Segundo os Bombeiros Civis que participaram desta atividade de campo foi uma experiência muito gratificante, muitos mitos foram quebrados, e pôde-se ver de perto os animais vivos em habitat naturais e bem tratados,
Segundo o biólogo, que é aluno doutor da UFERSA, Jean informou que é um desejo dele trazer uma feira de répteis vivos para a cidade de Catolé do Rocha, e que este projeto foi firmado uma parceira com os organizadores do Répteis e que em maio pretende fazer esta atividade de exposição educacional acontecer com o apoio dos Bombeiros Civis, a ciência será estudada de uma forma preventiva em contato com a natureza.
Assessoria