O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, afirmou na quarta que instalará a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) até a próxima terça-feira (26), para que os prazos regimentais da Reforma da Previdência sejam iniciados. Ele voltou a dizer que a reforma pode ser aprovada até o final do semestre na Casa.
Para que a tramitação se inicie, também é preciso que seja definido um relator. Ao contrário do que ocorria em governos anteriores, deputados têm mostrado resistência à ideia de assumir a frente da defesa da proposta. Alguns nomes circularam nos bastidores, mas logo foram descartados.
Maia quer alguém próximo para que haja canal de diálogo aberto e para que os prazos sejam definidos em concordância. Parlamentares dizem que a tendência é que a relatoria seja dada a algum deputado do chamado “centrão”, mas deputados têm se esquivado quando sondados.
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Fernando Monteiro (PP-PE), por exemplo, já foram citados como possíveis relatores, mas a colegas disseram que não querem o cargo.