Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Seis cidades do Médio Piranhas terão direito a armas de fogo

Policial

Seis cidades do Médio Piranhas terão direito a armas de fogo

O governo federal deve flexibilizar a posse de armas de fogo para moradores de cidades violentas e áreas rurais, além de servidores públicos que exerçam funções com poder de polícia e proprietários de estabelecimentos comerciais. O texto preliminar do decreto foi divulgado.

Dados do IBGE e do Ministério da Saúde cruzados mostram que pelo menos 169,6 milhões pessoas — quatro em cada cinco brasileiros — podem ser diretamente afetados caso seja mantida no texto a possibilidade de acesso a armas por moradores de cidades com taxas de homicídios superiores a dez mortes para cada 100 mil habitantes. Ao todo, 3.179 dos 5.570 municípios estão acima desta linha de corte.

Segundo o texto do decreto ainda em análise, os interessados podem ter até duas armas em casa. A efetiva necessidade de possuir um armamento passa a incluir automaticamente residentes em áreas rurais, proprietários ou responsáveis legais por estabelecimentos comerciais, além de servidores públicos que tenham funções com poder de polícia.

Na Paraíba, de acordo com os dados do mapa da violência no Brasil, lançado em 2010, o último que fez o levantamento de cada município paraibano, 65 cidades (28.26%) estariam acima da linha de corte.

No Médio Piranhas fazem parte da lista: Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Catolé do Rocha, São Bento, Paulista e Jericó.

O Globo

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO