Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Prefeitura de Mato Grosso promovendo cidadania para população no fim de 2018

Política

Prefeitura de Mato Grosso promovendo cidadania para população no fim de 2018

A Prefeitura de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Assistência Social e CRAS, proporcionou muitas atividades de cidadania nesse fim de ano. Primeiro houve um dia de lazer às crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os usuários foram levados para sala de cinema em Catolé do Rocha para assistirem o filme “O Grinch 3D”.

O dia de confraternização oportunizou o acesso ao cinema através de ações desenvolvidas pelo SCFV. Os ingressos ao cinema foram custeados com recursos do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) do Ministério do Desenvolvimento Social.

De acordo com a Assistente Social Kenya Pereira, técnica responsável pelo SCFV, com apoio de todos os envolvidos (atores do CRAS, SMAS e Prefeitura) eles conseguiram executar várias ações desenvolvidas nos encontros semanais com as crianças e adolescentes.

“Pensamos em uma atividade coletiva que acontecesse para finalizar as atividades desenvolvidas no ano 2018 para crianças e adolescentes. Nessa direção, alinhamos a experiência do passeio a um dos objetivos gerais do SCFV, que é possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais e esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades”, disse.

Além da apreciação do filme, as crianças comeram pipocas e beberam refrigerante durante a exibição, num clima típico e mágico que só o cinema proporciona. O filme arrancou muitas gargalhadas de todos os presentes.

CRECHE – Os alunos da Creche Municipal Creuza Maria da Conceição participaram da solenidade de formatura pré-escolar. A oradora da turma “Estrelas do Amanhã” foi a estudante Maria Valéria, enquanto que o juramento foi feito por Nicollas Ray. Os demais formandos foram AyslaLaviny, Douglas Melo, Israel Lucas, Jorge Henrique, Júlia Vitória, Marcos Vinícius, Nicolas Brayan, Thayná Lima, Thelles Cardoso e Vitória Cristinny. Depois de serem diplomadas, as crianças receberam presentes de Natal e participaram de uma valsa.

“Eu avalio como uma turma maravilhosa. Foi um momento prazeroso trabalhar com essas crianças, pois é o primeiro passo da vida estudantil de cada um deles, para seu desenvolvimento e na socialização no ambiente escolar”, explicou a professora da turma, Rita Maria.

Para o secretário de Educação de Mato Grosso, José Ronaldo, o momento foi esperado pelos pais dos alunos e administração municipal. “É motivo de muita alegria dividir esse momento de aprendizagem de nossas crianças. Isso é um passo adiante de um sonho de cada mãe e cada pai que juntos formamos essa corrente de aprendizagem com nossos professores”.

Estiveram presentes os paraninfos da formatura, prefeito Doca Lima e a secretária de Administração e Planejamento, Maria Rita; professores homenageados, Albertina Almeida e Alana Neves; coordenadora da creche, Kattarina Soares; diretora da creche, Maria Elivânia; vice-diretora, WesnaKalliny; convidados e pais dos formandos.

GRÁVIDAS – Gestantes acompanhadas pelo programa “Bem Gestar”, participaram de uma confraternização para encerrar as atividades desenvolvidas no ano de 2018.

Houve bingo, sorteio de brindes, mensagens de agradecimento das mulheres e entrega de enxovais para as mães que estão nos últimos dias de gestação. Os kits foram entregues com benefícios eventuais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mato Grosso.

O grupo faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A secretária de Assistência Social, Maria Francisca, agradeceu a participação de todas as gestantes do grupo e aos profissionais que desenvolveram os trabalhos em equipe.

IDOSOS –  A Prefeitura promoveu também uma festa confraternização para o grupo de idosos “Feliz Idade”. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e CRAS no último dia 5.

O grupo possui um trabalho social que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares, convívio comunitário, prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e sociabilidade dos idosos.

Os Idosos foram acolhidos de forma especial, com direito a tapete vermelho e desfile, exaltando as qualidades de cada um deles. Em seguida foi apresentado um vídeo com fotos das atividades, eventos e passeios desenvolvidos no decorrer do ano de 2018.

Foi realizada uma brincadeira de amigo secreto como forma de confraternização. Logo após, foi feita a leitura de uma mensagem de final de ano. Ao final da comemoração, os idosos degustaram um delicioso jantar e receberam uma lembrancinha feita pela equipe do CRAS/SCFV. A noite foi marcada por momentos de descontração, ao som do trio pé de serra.

“O encontro foi regado com muita alegria, disposição e animação de todos que juntos celebraram o final de mais um ano maravilhoso”, disse a secretária de Assistência Social, Maria Francisca.

CASA DE APOIO – Por fim a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma confraternização para pacientes da casa de apoio que buscam tratamento médico em João Pessoa.

A comemoração contou com um culto de oração. No encerramento, foi servido um jantar e entregues diversos brindes aos presentes.

Durante a semana, o município oferece aos pacientes e familiares o direito a transporte, hospedagem, alimentação e assistente de apoio para acompanhamento e marcação de consultas.

Por: ASCOM/ G Oliveira

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO