Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Foi bem feita a vacinação contra a Raiva Animal na PB

Policial

Foi bem feita a vacinação contra a Raiva Animal na PB

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal foi encerrada. E 99% dos municípios paraibanos concluíram a campanha atingindo mais de 80% de cobertura vacinal, que é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Isso quer dizer que, dos 223 municípios paraibanos, 222 atingiram a meta.

Em todo estado, a cobertura vacinal atingiu 91,2%. “A Paraíba está de parabéns por este resultado. Acredito que contribuíram para isso uma população mais consciente quanto à prevenção da raiva e profissionais de saúde envolvidos com mais esta atividade de saúde pública”, declarou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisco de Assis Azevedo.

No total, foram 2.800 profissionais envolvidos na Campanha que teve o Dia D realizado no último dia 22 de setembro.

Foram vacinados 483.005 cães e 162.489 gatos, em todo estado. Assis explica que, caso alguém ainda não tenha conseguido vacinar seu animal de estimação, pode procurar as Secretarias Municipais de Saúde. A vacina não tem contraindicação. Cães e gatos, acima de três meses, podem se vacinar independente se está gestante ou se está amamentando.

A doença – A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, penetra no organismo.

A doença atinge o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e a única forma de evitar a doença é pela vacinação anual.

Secom-PB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO