A 3ª Vara Mista da Comarca de Pombal participou da XIII Semana Nacional da Conciliação, no período de 5 a 9 de novembro. Este ano, o tema da campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi “Conciliar: a decisão é nossa”. Na unidade judiciária foram pautadas 38 audiências.

Durante as atividades, o juiz da 3ª Vara Mista, José Emanuel da Silva e Sousa, fez questão de ressaltar que a conciliação deve ser buscada a todo o momento, pois é meio de resolução alternativa dos conflitos em que as próprias partes são protagonista da solução da lide. “Então, a lógica é de uma concessão recíproca, de relação ganha-ganha, razão pela qual é natural que as partes fiquem satisfeitas com o desfecho do processo”, disse.

Ainda segundo o magistrado, em todas as edições da Semana Nacional de Conciliação a Comarca de Pombal participou. “É um evento de suma importância, não só pela quantidade de processos resolvidos, mas pelo simbolismo que traduz, produzindo uma cultura de autocomposição”, enfatizou o juiz José Emanuel.

Desde a primeira Semana Nacional da Conciliação, em 2006, a ação é voltada a impulsionar todos os tribunais do país para a solução dos litígios por meio de acordos e dos métodos consensuais como mediação, conciliação, arbitragem, entre outros.

 

 

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 1 de dezembro de 2018