Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Alunos de Catolé e Paulista em Olimpíadas Escolares

Política

Alunos de Catolé e Paulista em Olimpíadas Escolares

Primeiro os resultados de alunos de Paulista, onde na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) que é uma realização de três Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) e o INSTITUTO BUTANTAN; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às duas Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental.

25 alunos da mesma escola foram classificados para a 2º da Olimpíada Paraibana de Educação Financeira (OPEF), sendo 11 para o nível III e 14 para o nível IV.

CAMPINA – Jáo resultado final da edição 2018 da Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), traz cinco estudantes da Escola Municipal Candido de Assis Queiroga, de Paulista, premiados com 02 medalhas de ouro, 02 de prata e 01 menções honrosa.

Os alunos premiados no nível 1, do 6º e 7º ano, foram Gabriele Lima de Farias (Ouro), Ana Julia Lima de Moura (Ouro) Amanda Cavalcante Vicente (Prata), Arthur Cavalcante da Silva Nobrega (Prata) e no nível 2, 8º e 9º ano, Igor Fernandes dos Santos foi premiado com menção honrosa.

O evento, realizado pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande, fará a entrega dos prêmios no dia 26 de novembro.

A OCM é realizada para alunos do Ensino Fundamental (a partir do 5º ano) até o Ensino Médio.

CATOLE DO ROCHA – O pódio da competição da Olimpíada Brasileira de Robótica foi verde e branco. A equipe Spartacus sagrou-se como a grande campeã, enquanto a equipe Pegasus conquistou o terceiro lugar na etapa Regional 3 (três) da OBR.

A competição contou com a presença de 32 duas equipes de escolas públicas e privadas de diversas cidades da Paraíba. Com o resultado as equipes conseguiram classificar-se para a grande final estadual que acontecerá no dia 01 de setembro. Agora está valendo vaga na final nacional que acontecerá em novembro na cidade de João Pessoa.

Para o professor Alexsandro Trindade, o resultado coloca a instituição como referência em competições de robótica no cenário estadual.

GEOGRAFIA – O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) teve medalhistas na IV Olimpíada GeoBrasil 2018. A competição reúne a IV Olimpíada Brasileira de Geografia e a II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e envolveu estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico da instituição.

O IFPB conquistou medalhas de ouro na classificação estadual com três equipes. As equipes “Carcará” e “Candangos”, do campus Catolé do Rocha, e “Os Aliados”, de Cabedelo, conquistaram a medalha entre as escolas públicas.

A classificação para a etapa final, que ocorrerá de 19 a 21 de outubro, em Brasília, foi conquistada pela equipe “Candangos”, do Campus Catolé, que teve a maior pontuação. Os estudantes do IFPB que vão para a competição final são Warly Maia, Deborah Kamilly e Raquel Dantas, todos do 2º ano do curso técnico de Edificações.

O responsável pela orientação das equipes do campus Catolé do Rocha foi o professor João Ximenes. O docente destacou que foi uma preparação de dois meses com os estudantes. “Foi muito material de leitura, encontros, conversamos muito por redes sociais também. Foram feitos estudos programáticos. Uma vez por semana eu passava uma lista de exercícios e eles tinham que trazer os resultados e as dúvidas”, comentou o professor Ximenes, elogiando a dedicação dos jovens.

Nas fases 1, 2 e 3 da competição, com provas online, o IFPB conquistou três medalhas de prata na classificação estadual, com duas equipes do campus Campina Grande e uma de Cabedelo. A medalha de bronze foi conquistada por outras três equipes de Campina. Cada equipe é formada por três estudantes com coordenação de um professor orientador.

Para o estudante Warly Maia: “É uma honra poder representar o IFPB e a Paraíba nacionalmente na Olimpíada Brasileira de Geografia e poder compartilhar experiências com outros alunos de todo o país”. Na Paraíba, foram inscritas 426 equipes, no total. Além dos estudantes do IFPB de Catolé do Rocha, a Paraíba será representada pela escola privada Motiva. Todos vão fazer a prova na Universidade de Brasília (UNB).

Na fase online, as duas Olimpíadas ocorrem simultaneamente com a aplicação da mesma prova para as equipes. Na etapa presencial, as equipes farão o desafio de cada Olimpíada em separado, gerando uma premiação sobre Geografia e outra sobre Ciências da Terra.

Os medalhistas da fase nacional da IV OGB 2018 poderão compor a Seleção Brasileira que participará da16ª International Geography Olympiad 2019 (iGEO 2019) que ocorrerá em Hong Kong, na China. A seleção dos participantes da fase internacional dependerá da fluência na língua inglesa.

O IFPB vem se destacando em Olimpíadas nacionais do conhecimento. Em agosto, o Campus Cabedelo conquistou medalha de bronze na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Seis equipes do Campus participaram da olimpíada, reunindo um total de 18 discentes. A equipe finalista foi composta por três discentes do ensino técnico integrado. O Campus Campina também obteve destaque e ficou com o primeiro lugar na Paraíba. Das 10 equipes paraibanas classificadas para a final, seis eram do Campus Campina e uma do Campus Cabedelo. A região nordeste levou 59 medalhas na olimpíada.

Fala PB

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: