Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Congresso Mundial de Direito Animal em João Pessoa

Política

Congresso Mundial de Direito Animal em João Pessoa

João Pessoa sediará, de 26 a 28 de setembro de 2018, no Espaço Cultural José Lins do Rego, o VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, que tem como realizadores o Instituto Abolicionista Animal (IAA) e a Associación Latinoamericana de Derecho Animal (ALDA) em parceria com a Comissão de Direito Animal da Ordem dos dvogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB). Esta versão do evento contará com mesas-redondas, grupos de trabalho (GTs) para defesa de artigos científicos, minicursos e pôsteres.         

Nesta edição há uma especificidade: ‘O Despertar da Consciência’. Tema central do evento, objetiva, em todas as abordagens, provocar nos participantes o “start” consciencial ou ampliar a compreensão de RESPEITO AOS ANIMAIS, em consonância com a concepção biocêntrica de que toda vida é importante. E o beija-flor branco foi o animal escolhido como representação simbólica do despertar dessa consciência.

A Bioética perpassa, de forma transdisciplinar, dentre outras, pelo Direito, Biologia, Medicina (humana e animal) e Filosofia, enquanto ética aplicada para a vida. Trata-se de um campo de estudo basilar para as demais áreas do conhecimento que têm como norte as condições dignas e necessárias de valoração da vida animal. Essa transdisciplinaridade compõe a programação do Mundial.

Durante o evento, no Espaço Cultural José Lins do Rego, serão utilizadas as instalações do Teatro Paulo Pontes (26 e 27/09) e a Sala Maestro José Siqueira (dia 28/09) para a realização das mesas-redondas. Os Mezaninos receberão os trabalhos científicos em forma de pôsteres. Os Minicursos e GT’s acontecerão em salas localizadas no Mezanino 1. Está prevista ainda uma programação paralela: a exposição fotográfica ‘Ocultos’, que será instalada nos mezaninos; e a Veganart – feira vegana que acontecerá no térreo, abaixo do mezanino 1.

Vale ressaltar que o Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba (Lei n° 11.140/18) também será objeto de debate durante o VI Mundial.

A abertura do Congresso contará com a participação da Orquestra Armorial Ariano Suassuna acompanhada do Grupo de Danças Populares Capitão Jesuíno, ambos do Colégio Pio X. O fechamento será coroado com o Conjunto Cellos de Câmara – Orquestra de Violoncelo da UFPB acompanhada da cantora lírica Tâmara Cruz.

PROGRAMAÇÃO E ALGUNS ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS NO CONGRESSO

Os assuntos abordados durante o Congresso serão distribuídos por toda a programação (mesas-redondas, minicursos e GTs). Entre eles, estão: 30 anos da Constituição Federal em defesa dos animais; Políticas públicas antiespecistas; Direito Animal no STF; O uso de animais e desequilíbrio ecológico; Constituição, direitos humanos e direito animal; Ativismo, educação animalista e dogmática do direito animal; Animais de estimação, família e direito; Diagnóstico de maus-tratos contra animais; Animais não são coisas: princípios de educação animalista; Vulnerabilidade como fundamento para os direitos animais.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Durante os dias do evento, para que a atmosfera do Espaço Cultural esteja tomada, em sua maior parte, em defesa e respeito aos direitos dos animais, os organizadores irão realizar, paralelo ao Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, a EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ‘OCULTOS’, no mezanino 1 (próximo à entrada do teatro Paulo Pontes), com o viés de conscientizar as pessoas em prol da libertação animal. A ideia é mostrar animais humanos nas condições de bilhões de animais bovinos no “corredor da morte”, prestes a irem para o abate.

Também haverá uma pequena FEIRA VEGANA (VEGANART), no térreo (abaixo do mezanino 1), com venda de produtos livres da exploração animal. Estarão à venda comida, roupas, acessórios e cosméticos que NÃO têm componente animal na sua elaboração.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Os interessados em participar do Mundial devem se escrever no site do Congresso no seguinte endereço: http://saudeedireitoanimalufpb.com.br/. Na página, há uma variedade de informações. Lá estão apresentados todos os assuntos que serão abordados nas conferências. Ao fazer a inscrição, o participante ainda pode escolher entre 8 minicursos que serão ofertados no turno da manhã.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO