Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Jornalista catoleense lançou livro que falou do título brasileiro de 1987 do Sport

Esporte

Jornalista catoleense lançou livro que falou do título brasileiro de 1987 do Sport

A exclusividade da conquista do Sport Recife e a forma tendenciosa com que a grande imprensa tratou – e ainda trata – o assunto. Este é o mote do livro “Sport X Grande Imprensa”, do jornalista e servidor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Costa Filho. O lançamento da obra aconteceu quando o escritor participou do lançamento na Praça 2 do Shopping Riomar, no Recife. Em João Pessoa, o livro foi lançado no Hall da Biblioteca Central da UFPB, com participação especial do trompetista Vasconcelos Júnior, da Big Band Rubação Jazz.

“Sport x Grande Imprensa” é produto do Mestrado em Jornalismo Profissional da Universidade Federal da Paraíba concluído pelo autor em agosto do ano passado. Para Costa Filho, que é gestor de Marketing em Comunicação Institucional da Biblioteca Central da UFPB, o maior adversário do Sport, em 1987, não foi o Flamengo nem o Clube dos Treze, mas, sim, a denominada grande imprensa. “A mídia concentrada nos grandes conglomerados de comunicação localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, teve papel decisivo no processo de mitificação de “estórias” absurdas sobre o Brasileirão de 87, o que contribuiu para acirrar a disputa judicial e, principalmente, confundir a opinião pública”, garante o autor.

Segundo o jornalista, o trabalho acadêmico, que teve orientação do professor Pedro Nunes, é resultado de uma criteriosa pesquisa científica sobre fatos relacionados àquela competição, algo que parte considerável dos segmentos jornalísticos fez – e ainda faz – questão de manter fora do alcance do grande público.

Metodologia

Como parte da metodologia para elaboração do relatório, foram feitas entrevistas em profundidade com historiadores, jornalistas, juristas, advogados, dirigentes, professores e torcedores. Dentre os mais de 50 entrevistados, destacam-se personagens importantes como Carlos Miguel Aidar (idealizador e primeiro presidente do Clube dos Treze), Homero Lacerda (Presidente do Sport em 1987), Márcio Braga (presidente do Flamengo 1987), Juca Kfouri (editor da revista Placar em 1987) e o ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo no Supremo Tribunal Federal.

O ponto alto das entrevistas, Costa Filho destaca o trecho em que Carlos Miguel Aidar afirma que o C-13 tinha plena consciência de que o cruzamento dos módulos verde e amarelo estava previsto no regulamento da competição. “Diferentemente do que é propalado nas mesas-redondas dos programas esportivos o Dr.Aidar revela que, antes mesmo de o campeonato começar, todos os integrantes do Módulo Verde sabiam da disputa da quarta fase e que, mesmo assim, resolveram seguir adiante na briga contra a CBF”, afirma.

Sobre o autor

Paraibano de Catolé do Rocha, Francisco de Assis Costa Filho é pós-graduado em Linguística e mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB. Trabalhou como repórter nos jornais A União e Correio da Paraíba; rádio Tabajara; Agência de Notícias (UFPB), secretaria de Comunicação da Paraíba; e diretor de jornalismo da TV UFPB. É autor do livro “Meu coração de leão: memórias de um paraibano louco pelo Sport”, no qual expõe a sua admiração pelo clube pernambucano.

Segundo Costa filho, declarar-se como torcedor do Sport não prejudicou a seriedade do seu trabalho acadêmico. “Pelo contrário, a exemplo do Direito, no mundo jornalístico já não cabem mais afirmações sobre neutralidade possível. Acredito até que, com esse meu posicionamento, a pesquisa ganhou realce quanto ao aspecto credibilidade. Este trabalho deve ser julgado pela qualidade de sua fundamentação histórico-teórica, resultado do esforço de pesquisa, análise e apresentação de todas as angulações possíveis em torno da cobertura jornalística dos acontecimentos relacionados ao Campeonato Brasileiro de 1987”, argumenta.

 

 

 

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO
%d blogueiros gostam disto: