Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Educação de Riacho dos Cavalos bem planejada

Política

Educação de Riacho dos Cavalos bem planejada

A Secretaria Municipal de Educação de Riacho dos Cavalos realizou a III Conferência Municipal de Educação. O evento, que reúne gestores escolares, educadores, poder legislativo, entidade religiosa, e representantes da sociedade civil organizada tem por objetivo discutir a Avaliação e monitoramento além de políticas que venham desenvolver o ensino no município.

Durante todo o evento houve palestras temáticas, que foi ministrada pela palestrante Socorro Trindade representou da empresa Foco Consultoria.

Na III Conferência Municipal de Educação as metas que estavam este ano em pautadas em foram:

Educação infantil;

Ensino Fundamental I;

Ensino Fundamental II;

Educação Inclusiva;

Educação de Jovens e Adultos – EJA;

Valorização do Magistério e financiamento;.

Comissão de Gestão Democrática.

Antes desse evento, outro importante foi o 2º Encontro de profissionais da educação, com formação sobre Educação inclusiva e Oficinas Pedagógicas com o objetivo de dar continuidade aos estudos de elaboração e reelaboração de currículo escolar tendo como princípio a Nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

A finalidade do Encontro Pedagógico foi fomentar troca de informações entre os profissionais de educação, por meio de palestras e oficinas sobre a temática supracitada. Também a oportunidade para analisar, avaliar e refletir as habilidades e técnicas quanto ao processo metodológico do fazer pedagógico buscando subsídios que envolvam o pensar pedagógico com intuito de transformar a comunidade escolar num espaço solidário, dinâmico e participativo.

O estudo e as oficinas realizadas foram mediadas pelas Coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação

Albaneide Vieira Carneiro com Educação Inclusiva.

Adriana Vieira Suassuna com Educação Infantil

Maria do Socorro Vieira Suassuna com Educação Fundamental I

Raimunda Carneiro Santiago com Educação Fundamenta II

Os participantes realizaram leitura programada sobre aspectos conceituais nas áreas do ensino, em seguida a explanação dos grupos e seus entendimentos e reflexões sobre as leituras.

Estes novos conceitos, são desafios para mudanças de práticas pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento científico e tecnológico, além das necessidades de ampliação das proficiências leitoras em todas as linguagens.

A Secretária de Educação Vanda Márcia Nobre de Almeida agradeceu a presença e a participação de todos por estar em busca de novos conhecimentos, e que continue com o empenho e dedicação para que juntos tenhamos uma educação de melhor qualidade para o nosso município. Ressaltou a Secretária.

Base Nacional Comum Curricular

No dia 6 de abril de 2017, a proposta da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação. De acordo com a Lei 9131/95 coube ao CNE, como órgão normativo do sistema nacional de educação, fazer a apreciação da proposta da BNCC para a produção de um parecer e de um projeto de resolução que, ao ser homologado pelo Ministro da Educação, se transformou em norma nacional.

O CNE realizou audiências públicas regionais em Manaus, Recife, Florianópolis, São Paulo e Brasília, com caráter exclusivamente consultivo, destinadas a colher subsídios e contribuições para a elaboração da norma instituidora da Base Nacional Comum Curricular.

O produto desses encontros resultou em 235 documentos protocolados com contribuições recebidas no âmbito das audiências públicas, além de 283 manifestações orais. Estas audiências não tiveram caráter deliberativo, mas foram essenciais para que os conselheiros tomassem conhecimento das posições e contribuições advindas de diversas entidades e atores da sociedade civil e, assim, pudessem deliberar por ajustes necessários para adequar a proposta da Base Nacional Comum Curricular, elaborada pelo MEC, considerando as necessidades, interesses e pluralidade da educação brasileira.

No dia 15 de dezembro, o parecer e o projeto de resolução apresentados pelos conselheiros relatores do CNE foram votados em Sessão do Conselho Pleno e aprovados com 20 votos a favor e 3 contrários. Com esse resultado, seguiram para a homologação no MEC, que aconteceu no dia 20 de dezembro.

E no dia 22 de dezembro de 2017 foi publicada a Resolução CNE/CP nº 2, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.  Lembrando que a BNCC aprovada se refere à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, sendo que a Base do Ensino Médio será objeto de elaboração e deliberação posteriores.

Agora, conforme dispõe a Resolução, caberá ao CNE resolver as questões suscitadas durante o processo de implementação da Base.

Aqui estão as documentações que acompanharam todo este processo, desde a chegada da proposta da BNCC ao Conselho Nacional de Educação até a publicação da Resolução.

 

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: