Mesmo depois de uma portaria ser emitida pelo promotor de justiça de São Bento, os animais continuam soltos nas ruas da cidade. Antes da portaria ser publicada, o setor responsável pela fiscalização, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal, alegava que a multa de R$ 10,00 por animal capturado era muito baixa, fazendo com que o recolhimento dos animais fossem em vão, tendo em vista que o “criador urbano” tinha seu rebanho capturado pagava o valor irrisório e em poucas horas os soltavam nas ruas novamente.
Hoje o valor pode chegar a dez salários mínimos, mesmo assim com o aumento, os animais continuam soltos por todos os bairros da cidade revirando lixo, e sobretudo, podendo causar acidentes automobilísticos, como já foi registrado no passado.
Em contato com o secretário Nená Araújo, o mesmo garantiu que a fiscalização continua como sempre, além de salientar que pretende adequar o horário do trabalho a necessidade do serviço. De encontro a isso os cidadãos usam as redes sociais para reclamar da eficiência da fiscalização, mostrando através de fotos os animais soltos nos logradouros.
Danilo Ferreira