
A imprensa já visitou a casa da professora de dança Ângela Maria Gomes, para conhecer a história do seu filho José Nícolas, de menos de um ano de idade, que foi acometido com a síndrome de West e está precisando de doações de medicamentos.
A síndrome de West, ou espasmos infantis, é uma forma de epilepsia que se inicia na infância. É caracterizada pela tríade: espasmos infantis, hipsarritmia e retardo mental. Tem como causas mais comuns a esclerose tuberosa e a anóxia neonatal.
José Nícolas passou por um tratamento severo para combater a West, mas adquiriu outra doença conhecida como epilepsia focal ou crise jacksoniana é uma doença neurológica caracterizada por convulsões em uma área limitada menor que um hemisfério cerebral. Os sintomas dependem do lobo cerebral afetado e duram geralmente 1 a 2 minutos. Crises parciais podem agravar para crises generalizadas, que afetam todo o cérebro.
Como ajudar?
Para ajudar essa criança, você pode fazer doações dos medicamentos, fraudas, ou dar qualquer outro tipo de contribuição. Para mais informações, fale com a mãe de José através do telefone (83) 99104-4994.
OUTRO CASO
A dona de casa Maria Aparecida, que mora na cidade de Sousa, procurou também a imprensa para fazer um apelo por ajuda. Ela tem dois netos de idade que foram diagnosticados com pneumonia, mas a família não tem dinheiro para comprar medicamentos e uma máquina de nebulização.
Ao pedir ajuda, dona Maria ressalta que a família está em situação de extrema pobreza. Por isso, alimentos e fraudas para os bebês também são bem-vindos.
Quem quiser ajudar, deve procurar dona Maria Aparecida, avó de Nicole, nas casas de taipa próximas à sede do IBAMA da cidade de Sousa.
POMBAL
Já em Pombal, o garotinho Júlio Cézar Sousa de Lira, está necessitando urgentemente se submeter a uma cirurgia particular. O problema enfrentado por ele atinge os olhos e coloca em risco a visão, caso nada seja feita a criança poderá ficar cega.
Uma luta contra o tempo está sendo travada para evitar que o menino de apenas oito anos de idade fique totalmente prejudicado. Uma campanha foi iniciada objetivando levantar recursos para a cirurgia que a priori custa 5.000,00 (Cinco Mil Reais).
Muitas pessoas têm colaborado com valores que estão sendo depositados em uma conta poupança aberta na Caixa Econômica Federal de Pombal em nome do titular, onde qualquer quantia pode ser depositada: Ag. 0732 – Op. 013 – Conta 39742-5.
Já tendo sido consultado por vários oftalmologistas a informação é de que ele precisa passar por intervenção cirúrgica urgente, uma vez que depois dessa idade a solução se torna mais difícil.
Atualmente ele vem enxergando só por um olho enquanto o outro está ficando esquecido por causa do desvio.
Uma rifa também foi disponibilizada visando arrecadar fundos para ajudar no procedimento que será feito de forma particular já que pelo SUS os tramites são demorados.
O caso de “Julhinho” ganhou as redes sociais. Ele é um menino encantador, doce, por isso tem sensibilizado a muitos.
Diário do Sertão