Pela primeira vez, em mais de 20 anos, a Assembleia Legislativa da Paraíba está realizando uma reforma com erre maiúsculo (R) em sua estrutura física. Durante anos, a Assembleia fechava no meio do ano e no final/início do ano para reforma. Quando os trabalhos eram reiniciados, os jornalistas notavam pequenas modificações.

Essa situação perdurou até que surgiu a ideia de transferir a Assembleia da Praça João Pessoa (que reúne os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo) para um prédio na Avenida Epitácio Pessoa. Ao assumir a presidência da Casa, Gervásio Maia (PSB) se acostou aos apelos da sociedade pela permanência da Assembleia onde ela está desde 1973. Primeiro, retirou da sede toda estrutura administrativa e a instalou no prédio do antigo Hotel Paraíba Palace.

Em segundo momento, Gervásio decidiu fazer uma reforma de vergonha no prédio, de forma a sepultar de vez a ideia da transferência. Adquiriu um prédio vizinho ao Banco do Brasil que terá condições de abrigar a gráfica e o estacionamento com local para descanso dos motoristas que viajam longas jornadas com os deputados.

O plenário está sendo completamente reconstruído, assim como o mini-plenário, o comitê de imprensa, as galerias, a TV Assembleia, enfim, todos os setores que dão suporte ao plenário. Em prédio anexo, o Centro Médico Rômulo Gouveia está quase pronto. Parece mais um ambiente de hospital moderno. E mais: todos os ambientes estão sendo dotados de equipamentos de última geração. Uma reforma com a assinatura de Gervásio Maia para ficar na história do Legislativo, cujo prédio atual foi construído no Governo de Ernâni Sátiro. (Adelson Barbosa dos Santos)

Centro Médico Rômulo Gouveia

O Centro Médico Rômulo Gouveia foi equipado para atendimentos nas áreas de cardiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia e assistência social. O local se estende da Avenida Duque de Caxias à General Osório. O local ainda abrigará o centro Novo Alvorecer, destinado aos aposentados e pensionistas da Assembleia.

O equipamento passa a funcionar em um prédio ao lado da Casa Legislativa, em uma parceria com o Governo do Estado, e atende a uma antiga reivindicação dos servidores.

Instalado em quatro pavimentos, o novo Centro de Saúde da Assembleia oferecerá aos servidores várias especialidades médicas, entre as quais: clínica médica, pediatria, pneumologia, gastroenterologia, cardiologia, com dois eletrocardiógrafos de última geração, ginecologia com assistência pré-natal, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e acupuntura.

Na solenidade de inauguração, o chefe do Legislativo estadual destacou a importância do Centro Médico de Saúde para os servidores da Casa de Epitácio Pessoa. “Essa é um dos benefícios que, na qualidade de presidente desta Casa, tenho orgulho em proporcionar aos servidores do Poder Legislativo. Antes, se o servidor quisesse verificar a pressão arterial, tinha que se deslocar até o bairro de Jaguaribe. Essa inauguração põe fim a essa dificuldade”, afirmou, agradecendo aos colegas parlamentares e aos servidores do Centro de Saúde.

A diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Dayse Queiroga, afirmou que o novo Centro de Saúde vai possibilitar que o servidor receba um atendimento completo, já que reúne as divisões médica, odontológica, de psicologia e de assistência social. “Há anos estávamos deslocados, prestando atendimento no bairro de Jaguaribe, dificultando o acesso do servidor a atendimentos médicos básicos. Agradeço em nome dos servidores ao presidente da Assembleia pela realização desse sonho”, completou.

Receio

Gervásio Maia disse que topou a ideia de modificar a Assembleia, mas que teve receio, no início, de levar adiante um projeto tão ousado. “Mas valeu a pena. Teremos uma nova Assembleia Legislativa”, declarou o presidente.

Cadeirantes

Segundo Gervásio, todo o projeto levou em consideração a total acessibilidade. “Cadeirantes vão poder assistir às sessões”, disse.

Valerá a pena

De acordo com Gervásio Maia, o investimento valerá a pena porque proporcionará economia. Para se ter ideia, quando apenas uma sala da Assembleia funciona, hoje, consome a energia do prédio todo.

Libras

Além do mais, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de acordo com Gervásio Maia, também será uma realidade na nova Assembleia.

Inauguração em julho

A reforma no plenário da Assembleia e nas estruturas adjacentes deve ser concluída até meados do mês de junho. Por causa da legislação eleitoral, a inauguração terá que ocorrer até o dia 6 de julho. Mas o presidente Gervásio Maia pretende inaugurar um dia antes, durante o recesso do meio do ano.

RICARDO ELOGIOU

O governador Ricardo Coutinho (PSB) em visita às obras da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), ressaltou a visão do presidente Gervásio Maia em realizar as mudanças que segundo o gestor estadual eram extremamente necessárias no local.

Ao mesmo tempo em que destacou a importância dos Três Poderes estarem concentrados no Centro da cidade, ao redor da Praça João Pessoa, Ricardo revelou o desejo de transformar o Palácio da Redenção em um museu.

“Eu não pude fazer mas quero que aquele que me suceda faça, é transformar o Palácio da Redenção em um Museu e ao mesmo tempo preservar lá o gabinete do governador aí você teria uma condição bastante apropriada de permanecer com os três poderes ao redor da Praça João Pessoa” disse.

 

 

 

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 1 de julho de 2018