Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Gervásio entrega uma reforma de verdade da ALPB

Política

Gervásio entrega uma reforma de verdade da ALPB

Pela primeira vez, em mais de 20 anos, a Assembleia Legislativa da Paraíba está realizando uma reforma com erre maiúsculo (R) em sua estrutura física. Durante anos, a Assembleia fechava no meio do ano e no final/início do ano para reforma. Quando os trabalhos eram reiniciados, os jornalistas notavam pequenas modificações.

Essa situação perdurou até que surgiu a ideia de transferir a Assembleia da Praça João Pessoa (que reúne os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo) para um prédio na Avenida Epitácio Pessoa. Ao assumir a presidência da Casa, Gervásio Maia (PSB) se acostou aos apelos da sociedade pela permanência da Assembleia onde ela está desde 1973. Primeiro, retirou da sede toda estrutura administrativa e a instalou no prédio do antigo Hotel Paraíba Palace.

Em segundo momento, Gervásio decidiu fazer uma reforma de vergonha no prédio, de forma a sepultar de vez a ideia da transferência. Adquiriu um prédio vizinho ao Banco do Brasil que terá condições de abrigar a gráfica e o estacionamento com local para descanso dos motoristas que viajam longas jornadas com os deputados.

O plenário está sendo completamente reconstruído, assim como o mini-plenário, o comitê de imprensa, as galerias, a TV Assembleia, enfim, todos os setores que dão suporte ao plenário. Em prédio anexo, o Centro Médico Rômulo Gouveia está quase pronto. Parece mais um ambiente de hospital moderno. E mais: todos os ambientes estão sendo dotados de equipamentos de última geração. Uma reforma com a assinatura de Gervásio Maia para ficar na história do Legislativo, cujo prédio atual foi construído no Governo de Ernâni Sátiro. (Adelson Barbosa dos Santos)

Centro Médico Rômulo Gouveia

O Centro Médico Rômulo Gouveia foi equipado para atendimentos nas áreas de cardiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia e assistência social. O local se estende da Avenida Duque de Caxias à General Osório. O local ainda abrigará o centro Novo Alvorecer, destinado aos aposentados e pensionistas da Assembleia.

O equipamento passa a funcionar em um prédio ao lado da Casa Legislativa, em uma parceria com o Governo do Estado, e atende a uma antiga reivindicação dos servidores.

Instalado em quatro pavimentos, o novo Centro de Saúde da Assembleia oferecerá aos servidores várias especialidades médicas, entre as quais: clínica médica, pediatria, pneumologia, gastroenterologia, cardiologia, com dois eletrocardiógrafos de última geração, ginecologia com assistência pré-natal, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e acupuntura.

Na solenidade de inauguração, o chefe do Legislativo estadual destacou a importância do Centro Médico de Saúde para os servidores da Casa de Epitácio Pessoa. “Essa é um dos benefícios que, na qualidade de presidente desta Casa, tenho orgulho em proporcionar aos servidores do Poder Legislativo. Antes, se o servidor quisesse verificar a pressão arterial, tinha que se deslocar até o bairro de Jaguaribe. Essa inauguração põe fim a essa dificuldade”, afirmou, agradecendo aos colegas parlamentares e aos servidores do Centro de Saúde.

A diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Dayse Queiroga, afirmou que o novo Centro de Saúde vai possibilitar que o servidor receba um atendimento completo, já que reúne as divisões médica, odontológica, de psicologia e de assistência social. “Há anos estávamos deslocados, prestando atendimento no bairro de Jaguaribe, dificultando o acesso do servidor a atendimentos médicos básicos. Agradeço em nome dos servidores ao presidente da Assembleia pela realização desse sonho”, completou.

Receio

Gervásio Maia disse que topou a ideia de modificar a Assembleia, mas que teve receio, no início, de levar adiante um projeto tão ousado. “Mas valeu a pena. Teremos uma nova Assembleia Legislativa”, declarou o presidente.

Cadeirantes

Segundo Gervásio, todo o projeto levou em consideração a total acessibilidade. “Cadeirantes vão poder assistir às sessões”, disse.

Valerá a pena

De acordo com Gervásio Maia, o investimento valerá a pena porque proporcionará economia. Para se ter ideia, quando apenas uma sala da Assembleia funciona, hoje, consome a energia do prédio todo.

Libras

Além do mais, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de acordo com Gervásio Maia, também será uma realidade na nova Assembleia.

Inauguração em julho

A reforma no plenário da Assembleia e nas estruturas adjacentes deve ser concluída até meados do mês de junho. Por causa da legislação eleitoral, a inauguração terá que ocorrer até o dia 6 de julho. Mas o presidente Gervásio Maia pretende inaugurar um dia antes, durante o recesso do meio do ano.

RICARDO ELOGIOU

O governador Ricardo Coutinho (PSB) em visita às obras da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), ressaltou a visão do presidente Gervásio Maia em realizar as mudanças que segundo o gestor estadual eram extremamente necessárias no local.

Ao mesmo tempo em que destacou a importância dos Três Poderes estarem concentrados no Centro da cidade, ao redor da Praça João Pessoa, Ricardo revelou o desejo de transformar o Palácio da Redenção em um museu.

“Eu não pude fazer mas quero que aquele que me suceda faça, é transformar o Palácio da Redenção em um Museu e ao mesmo tempo preservar lá o gabinete do governador aí você teria uma condição bastante apropriada de permanecer com os três poderes ao redor da Praça João Pessoa” disse.

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: