O Campus da UFCG de Pombal tem recebido ações de melhoria, a primeira foi gerar energia sustentável promovendo pesquisa e desenvolvimento. A ação está com a instalação de uma usina solar fotovoltaica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Pombal é a primeira usina do gênero instalada em uma instituição pública na região. A inauguração ocorreu durante a realização de um workshop sobre geração distribuída.
A Usina Solar Fotovoltaica da UFCG tem uma capacidade de 30 quilowatt pico (kWp), funcionando com 114 placas solares. O investimento é da ordem de R$ 160 mil. A empresa estima uma economia de R$ 18 mil ao ano com o consumo de energia no campus.
A usina deu seus primeiros passos no Fórum do Semiárido de Energia Solar, realizado em 2016 pelo Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), uma organização sem fins lucrativos que busca alternativas para a geração de energias sustentáveis na região.
Durante o evento, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) se comprometeu a lançar um edital voltado a pesquisa e desenvolvimento em instituições públicas, uma vez que parte dos impostos pagos pelas concessionárias de energia elétrica pode ser investido em projetos nessa área.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) teve seu projeto selecionado pelo edital 21/2016 da ANEEL e a empresa Alsol Energias Renováveis foi definida para fazer a instalação das placas solares no campus da UFCG em Pombal. O local foi escolhido em função da potencialidade na geração de energia solar na região.
Energia solar
A energia solar fotovoltaica é a fonte obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Compostos por células solares, os painéis solares fotovoltaicos criam uma diferença de potencial elétrico, chamado efeito fotovoltaico, por ação da luz. Entre duas camadas com cargas opostas, fazem a corrente elétrica fluir.
Outra inauguração da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal, foi mais um anexo. O espaço de aulas proporciona melhor estrutura para as atividades acadêmicas do campus, consolidando as práticas de ensino.
A unidade, Central de Aulas 03, recebeu o nome da professora Margarida Pereira da Silva, mulher negra, que contribuiu com importantes lutas sociais no município de Pombal.
A entrega da unidade aconteceu em solenidade com a presença de autoridades constituídas, familiares da homenageada, além de estudantes, sendo aberta ainda a comunidade de um modo geral.
O prédio recebeu investimentos na ordem de 1,5 Milhões de Reais.
O campus abriga o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), no qual funcionam os cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental.
Assessoria