Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Ordenação de padre na Paróquia de Nsa Sra do Bom Sucesso em Pombal

Política

Ordenação de padre na Paróquia de Nsa Sra do Bom Sucesso em Pombal

Na noite deste sábado (05/05), toda a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal estará em festa. Em solenidade bastante prestigiada acontecerá a Ordenação Presbiteral do Diacóno Iran Lima da Silva (foto), pertencente a Congregação do Sagrado Coração de Jesus de Betharram.

O momento será celebrado pelo Bispo Dom Francisco de Sales, com a presença de diversos padres da Diocese, tendo como local a Igreja Matriz.

Um momento marcante se dá com o bispo impondo suas mãos sobre o novo padre, rezando pela sua nova missão.

Muitos fiéis se farão presentes para engrandecer o momento em que mais um servo fortalece a caminhada de levar a palavra de Cristo na terra.

Segundo o padre José Elias informou a redação do Portal Liberdade, o sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação.

O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.

O diácono chama o ordenando, com as seguintes palavras: “Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero”. E, em pé, o candidato coloca-se diante do bispo, como sinal de prontidão, dizendo: “Presente”. Em seguida, um presbítero, designado para tal, pede ao bispo para que ordene este irmão para a função de presbítero. O bispo, então, interroga se o candidato é digno deste ministério. O presbítero responde, que após ter averiguado junto ao povo de Deus e ouvido os responsáveis, com convicção declara ser testemunha de que este candidato foi considerado digno. Tendo esta resposta, o ordenante diz: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado”. E todos dizem: “Graças a Deus”.

A ritualística tradicional ainda segue com outros momentos.

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO