Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Chuvas podem trazer “apagões” ao Sertão da Paraíba

Chuvas podem trazer “apagões” ao Sertão da Paraíba

Até o mês de maio, os municípios de Cajazeiras, Patos, Sousa, Catolé do Rocha e São Bento, além dos circunvizinhos, devem sofrer com fortes chuvas na região. E como a rede elétrica é aérea, pode ocorrer interrupção de energia provocada por ventos e raios. Para minimizar o acúmulo de demandas em decorrência das chuvas, a Energisa fez um estudo com dados dos últimos três anos e se preparou para recompor, com ainda mais agilidade, o abastecimento de energia na região, quando necessário.

Segundo Felipe Vianelli, gerente do departamento de Operações, a concessionária tomou várias medidas para evitar que os moradores do Sertão sejam afetados pelas tempestades. “Aumentamos o número de equipes, colocando à disposição dessas ocorrências funcionários que atuam nas áreas Comercial e de combate a furto, além do pessoal de Obras, a depender da situação. Fora isso, toda a escala de sobreaviso foi ampliada, principalmente em finais de semana, feriados e durante a madrugada”, pontua o gerente.

Entre as iniciativas também estão ampliação dos canais de comunicação interna permitindo maior agilidade no contato com as equipes, além da preparação dos kits para atuação em campo com o intuito de agilizar a saída para os atendimentos das ocorrências. Outra novidade, é que, assim que as ocorrências forem registradas, o plano de contingência é ajustado e adequado para atender os locais com maior demanda.

De acordo com estudos do Grupo de Eletricidade Atmosférica, a incidência de descargas atmosféricas (raios) em áreas urbanas tem aumentado devido a poluição e elevação da temperatura. Diante do fato, a Energisa alerta para riscos de acidentes durante tempestades: “Quando perceber que tem chuva se aproximando, se estiver em piscina, lago ou rio saia de dentro da água. Se estiver na rua, procure se abrigar em um local fechado. Não é recomendado buscar abrigo embaixo de árvores. Se estiver dentro de um carro, o indicado é fechar os vidros”, esclarece Felipe Vianelli.

 

Veja mais dicas:

 

– Não retire roupas de varal de arame ou cabo metalizado;

– Deixe para carregar o smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;

– Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios.  Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares, mas retire da tomada se estiver carregando;

– Os cabos telefônicos, de TV por assinatura e a fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos das conexões;

– Retire os eletrodomésticos e eletrônicos das tomadas;

– Evite usar o chuveiro elétrico;

– Não passe roupas;

– Sempre que puder, instale dispositivos de proteção e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;

– Durante temporais, evite aglomerações;

– Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;

– Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

– Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Acione imediatamente a Energisa, pelo telefone 0800 083 0196.

Lembre-se: além do Call Center, você também pode acionar a Energisa pelo aplicativo Energisa ON, site (energisa.com.br), Agência Virtual ou pelas redes sociais.

Assessoria

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em

TOPO