Devido as poucas chuvas no ano de 2017, o açude de São Gonçalo, na região de Sousa vem secando assustadoramente. O manancial que tem a capacidade para armazenar 44.600.000 m³ de água, conta apenas com 6,08 %, já entrando no volume morto.
As poucas chuvas ocorridas neste ano de 2018 preocuparam a população que depende do açude para sobreviver. Temendo um colapso ainda maior pela falta do líquido precioso, na cidade de Sousa, o abastecimento de água é dividido por setores, e em cada setor, a população tem apenas 3 dias com água.
Segundo dados da Emater, a chuva registrada na cidade sorriso na noite de segunda-feira (08) foi de apenas de 07 mm.
A esperança do sertanejo é que o período de chuvas chegue o quanto antes na cidade, e possa armazenar o maior volume de água possível para tirar a população desse sufoco.
Segundo a previsão do físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, é de que a “maioria dos grandes açudes que abastecem cidades do semiárido dos estados da Paraíba, e alguns estados vizinhos como o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e porção central do Piauí armazenem pouca água em 2018″.
O açude de São Gonçalo vem passando por uma grande reforma para a espera das tão esperadas águas da transposição do Rio São Francisco.