Vacinação contra a gripe começou em São Bento

VacinaAcompanhando o Calendário Nacional, a Secretaria de Saúde de São Bento – PB iniciou a Campanha de Vacinação contra a gripe nesta última segunda-feira (04). Segundo a Coordenadora de Imunização do município, Valéria Driely, a partir de hoje, a dose da vacina já estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, e a meta é vacinar 80% das 6.989 pessoas que compõem o público-alvo da campanha em São Bento, o que é equivalente a 5.600 pessoas. “A campanha vai se entender até o dia 22 de maio”, acrescentou Valéria.

Driely disse, ainda, que a ação visa imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, mulheres com até 45 dias pós-parto, detentos e funcionários do sistema prisional, bem como portadores de doenças crônicas (na faixa etária de 3 a 59 anos) como cardiopatas, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Conhecida popularmente como gripe, pode ser considerada uma doença de trato simples, porém pode levar a complicações graves e levar ao óbito. A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza.

A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Assessoria