Pesquisa importante no Campus da UEPB em Catolé do Rocha

UEPB_CajueiroUma pesquisa desenvolvida por professores e estudantes do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Catolé do Rocha, promete mudar o cenário rural de algumas cidades do Sertão da Paraíba e impulsionar a cultura de coqueiros na região. Com o título “Crescimento vegetativo do coqueiro anão em função da aplicação de biofertilizante líquido na presença e ausência do mulch”, o projeto de pesquisa aprovado no Programa de Iniciação Científica da UEPB está em fase de execução.

A pesquisa, coordenada pelo professor Raimundo Andrade e conduzida pelos bolsistas Francisco Hélio e José Avelino de Queiroga, consiste na aplicação em mudas de coco anão, de um biofertilizante fabricado a partir do esterco de animais. Além do professor Raimundo e dos alunos bolsistas do PIBIC, estão envolvidos na pesquisa os estudantes Gilmar Gomes da Silva, Ubirtan Matias Júnior, Odinei Brasil, Andrezza Monaliza Andrade, Ériton Eriberto Martins e Fernando Batista Eneas e Márcia Pinheiro da Silva.

A primeira parte da pesquisa foi desenvolvida no Câmpus IV e devido à eficácia da experiência a equipe já parte para o trabalho de campo. A pesquisa, que promete impulsionar a cultura de coqueiros no Sertão, e, consequentemente, a economia local, será desenvolvida na Chácara Mãe D’ Água, no município de Belém do Brejo do Cruz-PB.

SECOM