MPPB realizou audiências antidrogas em Pombal

MPPBDando continuidade às atividades do projeto “Atenção ao Usuário de Drogas e à Família”, mais três municípios receberam as audiências do projeto: Pombal, Sousa e Cajazeiras. As audiências ocorreram na semana passada e contaram com a participação da gestora do projeto, promotora Paula Camillo Amorim, e da coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz.

Em Pombal, a audiência ocorreu, no último dia 7, no auditório da policlínica e foi presidida pelo promotor de Justiça Leidimar Almeida Bezerra. Depois das discussões, ficou definido que o Ministério Público fará recomendação aos prefeitos para formação de grupo com a rede de proteção; criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas Antidrogas; viabilizar a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para pais e alunos; expandir estruturas para atividades esportivas no município; organizar rodas de conversas com as famílias nas comunidades; firmar convênio com o governo do Estado para utilização da quadra poliesportiva na BR-230.

Sousa e Cajazeiras

No município de Sousa, o evento ocorreu, no último dia 8, no auditório da UFCG, sob a presidência do promotor de Justiça Stoessel Wanderley e teve ainda a participação da promotora Mariana Neves. As proposições discutidas que serão recomendadas são a formação de um grupo com representantes da rede de proteção, do Hospital Regional de Sousa e da 10ª Gerência de Saúde, com encontros mensais; solicitação de recurso para implantação de Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III, bem como para implantação de cinco leitos de saúde mental do hospital regional; criação de grupos de acompanhamento de familiares; e viabilização de internet e telefone para o Caps.

Já em Cajazeiras, a audiência, ocorrida na sede do MP local, foi presidida pela promotora Sarah Araújo Viana. A recomendação a ser feita aos prefeitos envolvem a formação de grupo com representantes da rede de proteção, do Hospital Regional, da 9ª Gerência de Saúde, do Proerd e do Samu, com reuniões mensais.