Metas contra o trabalho infantil da cidade de São Bento

Encontro02Estiveram reunidos, Promotor de Justiça, Secretarias de Saúde, educação, assistência social, representantes de conselhos tutelar, CMDCA, pastoral, Agentes Comunitários de saúde, assistentes sociais, professores, e adolescentes para juntos traçar metas e desenvolver ações para um trabalho que venha fazer frente às resistências ao trabalho infantil.

EncontroSBTodos nós somos responsáveis por garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes de estudarem“, afirmou o promotor Dr. Alberto Cartaxo que está reafirmou parceria nessa luta para erradicar o trabalho infantil até o ano de 2020. Outras reuniões ainda acontecerão entre as secretarias de Saúde e Educação para o levantamento de dados do trabalho no município, e consolidação e distribuição das tarefas de cada um.

Você pode até estar se perguntando, mas o que é trabalho infantil, meus filhos não trabalham. Pois bem, trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. E aí fica claro que até aquela varandinha feita nas calçadas de forma despretensiosa,mas como obrigatoriedade, entrançado, ou um enviar o punho da rede na grampa, entregar feira, comercio ambulante, carregar resto de comida( lavagem) para porcos, lavar automóveis isso também é trabalho e é proibido por lei. Só na Paraíba segundo o IBGE em 2013 são mais de 51 mil crianças e adolescentes considerados no trabalho infantil.

Gerlandi Campos

ASCOM