EMATER de Pombal realizando ação de combate à seca

EmaterPombalDevido à dificuldade de água ao longo do Rio Piranhas, sobretudo no trecho do município de Pombal, o agricultor familiar Antônio Lacerda, do sítio Areial, com a orientação dos extensionistas da Emater PB, Ednaldo Batista Neto e Alberto Salgado Bandeira, construiu um silo de superfície para armazenar alimento destinado aos seus animais durante a estiagem.

O trabalho conta com o apoio do coordenador regional Leonar de Souza, que acompanha todo o processo de elaboração.

A convivência com a estiagem no semiárido tem levado os agricultores familiares a recorrerem a diferentes maneiras de armazenamento de ração. A Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, por orientação do Governo do Estado, está levando a prática de ensilagem para todas as regiões.

Durante a implantação destes silos, os técnicos aproveitam para fazer demonstração para outros agricultores, de modo que estes possam também levar a tecnologia para suas propriedades.

As tecnologias apresentadas servem como alternativa de suporte à base alimentar e nutricional dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos, garantindo a produção e diminuindo os custos de produção do leite e da carne. Com isso promove o desenvolvimento socioeconômico do semiárido paraibano.