Ações do CAPS em semana de atividades do órgão em São Bento

Caps_SBEm comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em último 18 de maio, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de São Bento, juntamente com outras entidades da gestão municipal, preparou uma série de atividades para pacientes, familiares e servidores da entidade, nesta data alusiva à Luta Antimanicomial, que é um movimento que tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas, de modo a atender as diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.

Segundo a Psicóloga da CAPS do município, Dr.ª Gerlane Costa, as ações começaram nesta segunda (18), com caminhada pelas principais ruas da cidade, mas se estenderão durante toda a semana.

A Psicóloga falou com a imprensa das atividades desenvolvidas pelo CAPS, uma entidade que busca melhorar a qualidade de vida dos participantes, por meio de várias ações realizadas por diversos profissionais de saúde, que tentam, sobretudo, promover a ressocialização dessas pessoas, e trazê-las de volta ao convívio social.

Dentro da programação semanal, nesta terça (19), haverá uma apresentação em parceria com o CRAS, além de oficinas, voltadas à questão da Luta Antimanicomial.

Na quarta-feira (20), terá uma mesa redonda envolvendo integrantes do CRAS, CREAS, NASFs I e II, como também uma palestra com o Psiquiatra do órgão, que fará palestra acerca da luta antimanicomial.

Já quinta-feira (21), será a vez da tradicional Mais Bela Voz dos usuários, que acontece todos os anos na localidade, e este ano está convidando, também, representantes do Poder Legislativo Municipal e de entidades religiosas do município. A culminância da semana de Luta Antimanicomial acontece na próxima sexta-feira (22), com visita a escolas de São Bento, onde haverá apresentação de peças teatrais,mostrando os aspectos comparativos entre os hospitais psiquiátricos de antes e o CAPS de hoje.

 Fonte e imagem: Leomarque Pereira