O Campeonato Paraibano da 3ª Divisão deve começar no fim de outubro e com uma participação recorde de clubes. Esse, pelo menos, é o pensamento do diretor de competições da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Gustavo Trindade, que enumerou pelo menos oito times interessados em participar da competição este ano.

Entre os interessados, há estreantes (caso do VF4 e do Pombal EC) e clubes tradicionais que estão reativando o futebol profissional (como Santa Cruz, de Santa Rita, e Cruzeiro de Itaporanga). No entanto, para todos eles, há trâmites burocráticos que podem impedir a participação.

  • Muitos clubes procuraram a Federação e demonstraram interesse em disputar a 3ª Divisão. Mas para alguns, como Santa Cruz e Cruzeiro, por exemplo, é preciso antes de mais nada resolver pendências na CBF. Para outros é mais fácil, mas só teremos a confirmação de quem vai jogar durante o congresso técnico, que vamos fazer ainda neste mês – revelou Gustavo Trindade.

Clubes interessados em disputar a 3ª Divisão

Clube                      Cidade

Cruzeiro                 Itaporanga

Esporte                                  Patos

Internacional         João Pessoa

Miramar                Cabedelo

Pombal EC             Pombal

Santa Cruz            Santa Rita

Santos                  João Pessoa

VF4                      João Pessoa

Rebaixados da 2ª Divisão em 2022, Esporte de Patos e Internacional-PB são presenças certas na Terceirona. O Miramar de Cabedelo, que passou por um processo de reorganização administrativa, é outro que não deve ter problemas para jogar. O mesmo acontece com o Pombal EC, que herdou a vaga deixada pelo Nacional de Pombal.

Já Santos-PB e VF4 são incógnitas nessa questão. No ano passado, o Peixe disputou a Terceirona através de uma parceria, desfeita logo depois da competição. Com isso, ainda busca recursos para jogar. E o VF4 ainda depende de parceiros para viabilizar a primeira aventura no futebol profissional.

Para Santa Cruz-PB e Cruzeiro de Itaporanga, o primeiro passo é regularizar suas situações na CBF. Como os times têm dívidas de participações anteriores, é necessário primeiro resolver as questões burocráticas e financeiras. O problema é que o prazo é curto até o arbitral no fim do mês, o que pode dificultar a volta ao futebol profissional ainda em 2022.

A primeira edição da Terceirona foi realizada em 2021 com a presença de apenas três times. O Spartax ficou com o título vencendo o Paraíba de Itaporanga na final (atualmente, Serra Branca). Os dois times conseguiram o acesso para a 2ª Divisão.

Informações com Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 11 de agosto de 2022

Tagged in: