Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Deputada Pollyanna articulou encontro de Cooperativas com Receita Estadual, pela redução de impostos

Política

Deputada Pollyanna articulou encontro de Cooperativas com Receita Estadual, pela redução de impostos

Agenda

O secretário executivo da Receita da Secretaria da Fazenda da Paraíba, Bruno Frade, por intermédio da deputada estadual Pollyanna Dutra, participou de uma reunião com representantes de cooperativas e contadores na manhã desta última quinta-feira (5), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-PB). A agenda teve o objetivo de propor soluções para redução da carga tributária e desburocratização de operações visando ao incentivo do setor agropecuário paraibano. Além do secretário e da parlamentar, a agenda ainda contou com a presença de representantes de órgãos como o Senar-PB; Cinep; OCB/Sescoob, contadores; Planes, dentre outros.

De acordo com Wendell Melo, um dos responsáveis pelo Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Planes), a agenda intermediada pela parlamentar teve especial relevância para incentivo ao setor agropecuário paraibano. “Esse momento promoveu uma aproximação das cooperativas do ramo agropecuário para discutir junto com a Secretaria da Receita soluções tributárias para viabilizar a comercialização das cooperativas, procurando alternativas para garantir a redução da carga tributária que incide sobre o produtor. Buscamos inteligência tributária para operações do setor agropecuário para as cooperativas tanto para políticas institucionais como para venda do mercado privado. Agenda extremamente importante para o setor”, destacou.

Conforme a deputada Pollyanna, o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais é o caminho para a retomada do desenvolvimento pós-pandemia no estado. A parlamentar, que representa o Poder Legislativo no Planes, destacou ações já desenvolvidas e perspectivas em conjunto com as cooperativas paraibanas. “Temos avançado juntos em diversas discussões, como os incentivos para a regulamentação da produção do mel de abelha no estado e as isenções proporcionadas junto ao governo do estado para a produção queijo artesanal, mas ainda há muito a ser feito. Abraço essa causa pelo meu mandato por acreditar que esse é o caminho e é na política que estão as respostas para os gargalos desse setor. Reforço meu compromisso, reiterando que a luta dos produtores continuará sendo a minha”, arrematou.

A reunião realizada nesta quinta-feira teve como desdobramentos a realização de consultas fiscais sobre o ato cooperativo; proposição de uma nova redação para o decreto que isenta os queijos artesanais da PB; criação de um grupo para tratar de procedimentos referentes às notas das compras públicas; orientação aos municípios por meio do Tribunal de Contas; e agendamento de uma nova discussão sobre operações dos produtos agropecuários no mercado privado. A deputada Pollyanna Dutra ainda irá elaborar documentos que irão subsidiar essas interlocuções e outros avanços referentes à pauta do setor agropecuário paraibano.

Informações com Assessoria

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO