Neste sábado, dia 02 de abril, data que celebra o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, será realizada em Catolé do Rocha a CAMINHADA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, o local da concentração será na Praça Prefeito José Sérgio Maia, a partir das 16 horas.

O evento tem como tema: “Lugar de Autista é em Todo Lugar!”, e contará com várias atividades como danças e brincadeiras, e mais, adesivagens e apresentação de faixas.

Essa campanha no município é organizada pelo grupo “SOU MÃE DE AUTISTA”, criado no ano de 2013 pelo senhor Francivaldo juntamente com sua esposa, quando descobriram o autismo do filho. “Começaram o grupo com três famílias trocando informações e ajudando uns aos outros. Hoje estamos com noventa e cinco famílias no grupo e cada dia cresce mais. Porque sempre está aumentando os casos em nossa cidade”, falou Francivaldo.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril.

A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo. O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.

O objetivo da data é alertar as sociedades e governantes sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras.

O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ou seja, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?

O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo.

No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Informações com Folha Paraibana

Categorized in:

Educação,

Last Update: 31 de março de 2022