O Tribunal de Justiça da Paraíba lançou na tarde desta última segunda-feira (21) o livro “História da Comarca de Pombal”, escrito por Jerdivan Nóbrega de Araújo, com apresentação do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e prefácio do Desembargador Marcos Cavalcanti, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal.

O Presidente do TJPB disse ser um momento de muita satisfação e lembrou que o Tribunal tem um projeto com várias obras lançadas contando a história das comarcas da Paraíba. “Uma  forma de resgatar o ocorrido ao longo da trajetória desses Municípios, inclusive indo à origem, mostrando toda luta para criação dessas comarcas. Na obra que lançamos hoje, por exemplo, o autor retrata muito bem toda a trajetória de instalação da Comarca de Pombal, com documentos e mostrando fatos relevantes da história”, comentou o Desembargador, que indicou a leitura do livro.

O Desembargador Marcos Cavalcanti destacou que o escritor Jerdivan Nóbrega fez uma grande pesquisa que resultou no sexto  livro da coleção  “Comarcas Paraibanas” levando ao público acontecimentos importantes como a saga dos operadores do direito e fatos históricos de grande relevância. O presidente da Comissão de Cultura afirmou que essa preocupação de escrever a história do primeiro grau de jurisdição surgiu na gestão do Desembargador Martinho Lisboa quando presidente do Tribunal, mas não foi possível ir adiante à época, e que hoje o Presidente Saulo está valorizando as atividades culturais.

O Desembargador Marcos revelou alguns casos de processos de grande repercussão que são contados na obra de Jerdivan Nóbrega. “Alguns casos foram destaque na mídia nacional como por exemplo o crime de antropofagia cometido por uma mulher que matou uma criança e comeu a carne em um momento de grande seca em 1789. O crime de invasão da cadeia pública pelo temido cangaceiro Jesuíno Brilhante e seu bando no ano de 1874. O crime de messianismo ocorrido no Distrito de Mãe D’água, em 22 de janeiro de 1949, quando um líder religioso com seus asseclas mataram várias criancinhas em adoração à sua divindade em um ato religioso”, contou o Desembargador.

Ele ressaltou que casos emblemáticos como os citados ainda existem nos arquivos do Fórum de Pombal para serem pesquisados por estudiosos da história, da sociologia e até da antropologia, ciências que se preocupam em estudar os fenômenos sociais e seus efeitos.

O autor da obra lançada nesta segunda-feira, Jerdivan Nóbrega, é um pesquisador de histórias das cidades sertanejas, especialmente de Pombal, sua cidade natal, e sobre a qual já lançou diversos livros. Ele falou da importância de escrever a História da Comarca de Pombal e agradeceu o convite feito pelo Desembargador Marcos Cavalcanti, bem como ao Presidente do TJPB, Saulo Benevides.

O lançamento foi prestigiado por diversas autoridades, entre elas, o Desembargador aposentado Martinho Lisboa, o Desembargador Arnóbio Alves Teodósio, o Secretário Estadual de Cultura, Damião Ramos, representando o governador João Azevêdo, o Procurador-Geral do Estado, Fábio Andrade, a deputada Pollyana Dutra, representando a Assembleia Legislativa do Estado, o presidente da OAB-PB, Harrisson Targino, juízes e advogados.

Por Walquiria Maria

Categorized in:

Entretenimento,

Last Update: 22 de março de 2022