Nas dez cidades da microrregião 89 do Sertão da Paraíba, na qual está situada São Bento, 1.285 crianças e adolescentes abandonaram a escola em 2020, ano do início da pandemia da Covid – 19 no país.

Os dados fazem parte do estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil” – um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação”, realizado pelo Unicef, em parceria com Cenpec Educação. Os números nacionais mostram que quase 1,5 milhão de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não frequentavam a escola, naquele período. Somam-se a eles outros 3,7 milhões que estavam matriculados, mas não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram se manter aprendendo em casa.

Segundo as informações, de todos os ausentes das salas de aula na região, 789 são do sexo masculino, equivalente a 61,40 %.

Os números mostram, ainda, que, dos alunos excluídos da escola, nessas 10 cidades, 766 frequentavam as redes municipais e 519 as estaduais.

Em toda a microrregião 89, o maior número de crianças e adolescentes fora da escola foi nos dois maiores municípios: São Bento e Catolé de Rocha, com 786 abandonos, sendo 584 na Capital Mundial das Redes e 202 em Catolé.

Um fato que chama a atenção no levantamento aconteceu na cidade de Brejo dos Santos, onde houve apenas um abandono escolar e foi na Rede Estadual de Ensino.

Informações com Leomarque Pereira

Categorized in:

Educação,

Last Update: 18 de fevereiro de 2022