O açude de São Gonçalo ganhou quase 4 milhões de metros cúbicos de água após as chuvas registradas do dia 1º de janeiro até esta segunda-feira (03). As informações são do presidente da Comissão de Reativação e Modernização do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, Francisco José Bernardino (Dr. Pila).

No primeiro dia do ano, o açude de São Gonçalo registrava 10.637.834 m³ de água. Com as chuvas acumuladas durante os demais dias, o número aumentou. Ontem (02), o açude já contava com 13.297.154 m³ e na manhã de hoje já está com 14.317.205 m³. Foram mais de 3,6 milhões de metros cúbicos acumulados em três dias.

Dr. Pila falou também de um problema que o açude vem enfrentando na galeria da Gruta. Existe uma comporta travada que gera uma evasão de água, não havendo a possibilidade de guardar a água para um uso melhor. São cerca de 280 l de água por segundo.

Dr. Pila falou que já entrou em contato com DNOCS para tentar resolver o problema e espera que durante essa semana ele seja resolvido.

Engenheiros Ávidos

Em Boqueirão, as chuvas também ocasionaram uma cheia em seu açude. O manancial foi de 79 milhões para 91.729.495 devido às chuvas.

Informações com Debate Paraíba

Categorized in:

Infraestrutura,

Last Update: 3 de janeiro de 2022