Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

No dia do Médico Veterinário saiba que trabalho deles é bom para a saúde humana também

Entretenimento

No dia do Médico Veterinário saiba que trabalho deles é bom para a saúde humana também

A maioria das pessoas conhecem os médicos-veterinários por sua atuação na saúde dos animais, como cães e gatos. Mas no dia do médico-veterinário, em 9 de setembro, profissionais da área reforçam que a atuação deles é mais ampla e alcança a saúde humana.

Isso é o que diz o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), Raimundo Alves Barrêto. Também professor da Ufersa, ele ressalta que o campo de atuação dos profissionais abrange mais de 80 áreas.

Segundo o órgão, há mais de 1.300 médicos-veterinários em atuação no estado, trabalhando na produção de camarão, por exemplo, e em toda a cadeia de produção de alimentos como carne, ovos, mel, leite e derivados.

“Na responsabilidade técnica, ou na fiscalização da cadeia produtiva, os médicos-veterinários evitam que alimentos contaminados, inclusive com doenças transmissíveis entre animais e humanos, possam chegar ao consumidor”, conta.

Alguns veterinários também atuam em parques eólicos no estado, na área de licenciamento ambiental e conservação dos animais silvestres. Também há profissionais trabalhando em pesquisas, na saúde pública, nos programas de saúde da família, além dos centros de controle de zoonose, reforça o conselho.

Até mesmo a atuação mais conhecida do médico-veterinário, nos consultórios, clínicas e hospitais veterinários, também representa cuidado com a saúde humana, segundo a médica-veterinária Romeika Reis, que trabalha em Natal.

De acordo com ela, os veterinários se deparam com doenças como Raiva, Leishmaniose, entre outras, que são zoonoses – doenças transmissíveis aos humanos, e que podem matar. Ao tratar do animal, ela ressalta, os profissionais também estão cuidando da saúde dos tutores e suas famílias. “Nesse sentido, nós temos uma importante função e papel na saúde pública”, disse.

O dia do médico-veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi nessa data, em 1933, que a profissão foi regulamentada pela primeira vez no Brasil.

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Entretenimento

TOPO