Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Cidades de Brejo do Cruz e Pombal-PB já tiveram casos da Variante Delta da Covid

Política

Cidades de Brejo do Cruz e Pombal-PB já tiveram casos da Variante Delta da Covid

O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde informou novos casos da variante Delta da Covid na Paraíba, são 125 ao todo, e dois deles foram na região do Médio Piranhas, no Sertão, nas cidades de Brejo do Cruz e Pombal, um em cada.

Nos dois casos dos municípios citados, os pacientes já estão recuperados.

Campina Grande, por exemplo, concentra mais de 42% dos casos de infecção e mortes causadas pela variante Delta do novo coronavírus na Paraíba, segundo confirmou a Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (9).

Dos 125 casos identificados no estado, 53 foram diagnosticados em Campina Grande. Do total de sete mortes na Paraíba, três foram registradas em Campina.

Para tentar conter o avanço da variante, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informou que vai retomar com as barreiras sanitárias na cidade. Mas, ainda não disse quando e nem como.

Municípios com casos da variante Delta:

Alagoa Nova – 16 casos

Barra de Santana – 2 casos

Brejo do Cruz – 1 caso

Cabedelo – 1 caso

Cajazeiras – 1 caso

Campina Grande – 53 casos

Caturité – 2 casos

Conde – 1 caso

Cruz Espírito Santo – 1 caso

Guarabira – 2 casos

Itabaiana – 1 caso

João Pessoa – 20 casos

Juazeirinho – 2 casos

Junco do Seridó – 7 casos

Lagoa Seca – 4 casos

Massaranduba – 1 caso

Matinhas – 1 caso

Patos – 1 caso

Pedra Lavrada – 1 caso

Pombal – 1 caso

Queimadas – 2 casos

Santa Rita – 1 caso

Salgado de São Félix – 1 caso

Santo André – 1 caso

Dados sobre a variante Delta na Paraíba

A faixa etária de 20 a 29 anos representa 30,4% dos casos, com 38 registros, das 125 amostras sequenciadas. Pelo menos três adolescentes, com menos de 15 anos, também foram diagnosticados com a variante.

Pelo menos 72 dos casos de infecção pela Delta foram confirmados em mulheres, enquanto 53 em homens.

Das sete mortes causadas pela variante, quatro foram de pessoas do sexo masculino e uma do feminino. Três óbitos foram registrados em Campina Grande, dois em João Pessoa, um em Alagoa Nova e um em Lagoa Seca.

Apenas duas das pessoas que morreram estavam com o esquema vacinal incompleto.

Conforme o secretário Geraldo Medeiros, os casos que evoluem para casos mais graves, ocorrem, normalmente, em pessoas que se recusaram a se vacinar, ou em idosos. Por isso, a partir da próxima semana, os idosos acima de 70 anos e as pessoas imunossuprimidas serão contempladas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

A data de sintomas do primeiro caso confirmado de infecção pela variante Delta é do dia 15 de julho, de um homem com 23 anos, morador de Campina Grande, sem histórico de viagem ou contato de caso confirmado para a Delta.

Também foi registrada a morte de homem de 42 anos, sem comorbidades e sem histórico vacinal, que havia viajado para o Rio de Janeiro e morava em João Pessoa. Os familiares dele não apresentaram sintomas e o caso deve seguir ainda em investigação, pelo município, para rastreio dos contatos.

Atualmente, a Paraíba tem 436.341 casos confirmados de contaminação e 9.224 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Informações com G1 Paraíba

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO