Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Paraibano Petrúcio Ferreira será um dos porta-bandeiras do Brasil nas Paraolimpíadas de Tóquio

Esporte

Paraibano Petrúcio Ferreira será um dos porta-bandeiras do Brasil nas Paraolimpíadas de Tóquio

A uma semana para a cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Tóquio, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta segunda-feira quem vão ser os porta-bandeiras do Brasil. Petrúcio Ferreira (atletismo) e Evelyn Oliveira (bocha) vão carregar o pavilhão verde-amarelo na festa que marca o início dos Jogos Paralímpicos, no dia 24 de agosto, às 8h (de Brasília).

Para evitar aglomeração e um surto de coronavírus na delegação brasileira, o CPB decidiu que Petrúcio e Evelyn vão ser os únicos atletas representantes do Brasil na parada das nações da abertura. Completam a delegação no desfile Alberto Martins (diretor técnico do CPB) e Ana Carolina Alves (técnica da classe BC4 da bocha e staff de Evelyn). Nos Jogos, o Brasil vai contar com 260 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 164 homens e 96 mulheres.

Petrúcio Ferreira é o atleta paralímpico mais rápido da história, completando os 100m rasos em 10s42. Aos 24 anos, ele é recordista mundial dos 100m e dos 200m rasos da classe T47, para atletas com deficiência em membros superiores. O paraibano conquistou um ouro e duas pratas nos Jogos do Rio 2016 e é o atual campeão mundial dos 100m e dos 400m rasos T47.

– Na minha segunda edição de Jogos e já ter essa honra. Fica difícil descrever do tamanho da alegria, representar toda uma nação, todos os atletas, e todo o Movimento Paralímpico e para as pessoas com deficiência. Seria ainda mais legal se tivesse público (no estádio), mas é um privilégio só estar lá com a bandeira do nosso país, fico sem palavras – disse Petrúcio, que sofreu um acidente em uma máquina de moer capim quando tinha dois anos e perdeu parte do braço esquerdo.

Evelyn Oliveira foi campeã paralímpica de duplas da classe BC3 da bocha na Rio 2016, ao lado de Antônio Leme e Evani Silva. Aos 44 anos, a paulista vai novamente disputar os Jogos.

Informações com Globo Esporte

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO