A deputada Pollyanna Dutra ministrou uma palestra em um módulo do curso de capacitação/extensão da Universidade Federal da Paraíba intitulado “Políticas Públicas e Difusão Internacional”. Organizada pelo grupo de pesquisa Internacionalização Descentralizada em Foco (IDeF), do curso de Relações Internacionais da UFPB, a atividade contou com a participação de estudantes e gestores de todo o país. Na oportunidade, a parlamentar falou sobre suas experiências com a municipalização de agendas globais da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Durante esta importante agenda, falamos importantes questões para estudantes e gestores de todo o país, destacando algo que, para nós, é muito caro e fundamental: no orçamento cabem os sonhos das pessoas. Mesmo em tempos de crise, é possível alinhar metas globais com as estratégias municipais e envolver o povo nesse processo. Acredito que, inclusive, esse momento exige isso das gestões”, destacou a parlamentar, que contou sua experiência com a construção de um projeto de governo pautado nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na sua gestão à frente do município de Pombal, Sertão da Paraíba.

Em sua fala, a deputada explicou sua estratégia de gestão, que a destacou em nível nacional e até mesmo internacional, levando-a a mostrar os exemplos exitosos da agenda desenvolvida em Pombal em um evento da ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no ano de 2015. De acordo com a deputada Pollyanna Dutra, trabalhar os ODM foi uma iniciativa sua desde antes mesmo de assumir a gestão municipal e, para ela, é necessário coragem por parte dos gestores para assumirem uma gestão que pense em todos, mesmo em tempos tão desafiadores. “Nós tomamos essa decisão de alinhar esses objetivos e quisemos que a sociedade civil tomasse conhecimento que as soluções não viriam somente dos entes públicos, mas era uma responsabilidade de todos. E foi extraordinário o que conseguimos fazer juntos”, asseverou.

Durante sua exposição, Pollyanna Dutra pontuou, entre outros, a importância de trabalhar o empoderamento e a emancipação das pessoas para a construção de um futuro melhor. Na oportunidade, ela destacou algumas experiências exitosas alcançadas como respostas aos trabalhos desenvolvidos em alinhamento com os ODM: Spa Empreender – Incubadora de Beleza; Padaria Solar das Oliveiras; Capacitação de povos quilombolas; IDEB entre os melhores do estado; Redução da mortalidade infantil e da mortalidade materna, dentre outros. Essas ações resultaram em atitudes como devolução de cartões do Bolsa Família e emancipação dos mais humildes.

“Nós municipalizamos a agenda global da ONU a partir de uma iniciativa da própria gestão. Conhecendo os indicadores de perto, sabíamos para onde andar, sabíamos o que tínhamos que fazer. Nós nos apropriamos desses dados, que não foram só feitos para o mundo, mas foram feitos para o Brasil, para o Nordeste, para a Paraíba e para Pombal também”, comentou. “Mudar o mundo não é sonho nem utopia, é justiça. É possível!”, finalizou a parlamentar, parafraseando Miguel de Cervantes.

Pollyanna Dutra ainda reiterou que segue priorizando em seu mandato a construção de projetos em conjunto com as Universidades e pautados nas agendas globais. “Em nosso mandato, uma das coisas que prezamos é dialogar e construir ações em conjunto com as Universidades, algo que consideramos extremamente rico e importante. É sempre uma honra fazer parte da construção do conhecimento e, da mesma forma, poder beber dessa fonte. Nós não temos os caminhos sozinhos, mas, juntos, podemos ir além”, completou.

Informações com Assessoria

Categorized in:

Política,

Last Update: 11 de agosto de 2021