O mês de julho, chamado de ‘Julho Dourado’, é dedicado à causa animal, com objetivo de gerar reflexão sobre a saúde dos animais de rua e domésticos, além da conscientização contra o abandono. Entre as ações do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, está à promoção à adoção responsável de cães e gatos, na intenção de achar tutores que possam ajudar no cuidado e na melhor distribuição desses animais em ambientes seguros de acolhimento.

Segundo a diretora do Centro, Pollyana Dantas, para adotar um animal o interessado deve ter, no mínimo, 18 anos, apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e preencher um termo de compromisso para a adoção responsável.

O local também oferece o serviço de esterilização gratuita para manter o controle populacional de cães e gatos na cidade. O trabalho e o cuidado são feitos por médicos veterinários. “Os animais adotados no Centro de Zoonoses têm direito à castração e vacinação antirrábica e os submetidos ao procedimento de castração recebem alta no mesmo dia. Antes da cirurgia, o animal passa por uma triagem que irá definir suas condições físicas e, em seguida, há um encaminhamento para a intervenção cirúrgica.”, destacou.

A diretora lembrou ainda dos cuidados a serem tomados por quem quer ter um cão ou um gato de estimação. “É precioso providenciar alimentação e água; fazer a higienização do local onde o animal fica; dar remédio para verme e levá-lo para tomar vacina contra raiva e viroses; se não tiver espaço em casa para o cão se exercitar, é importante levá-lo para passear, para evitar que ele tenha estresse ou problemas comportamentais”, ressaltou.

Estudos mostram que os animais de estimação são ótimos companheiros para quem mora sozinho, mas também para as crianças são grandes auxiliadores no desenvolvimento infantil. A convivência com os pets estimula o senso de responsabilidade, a sociabilidade e a autoestima dos pequenos.

Pesquisas feitas na Universidade da Virgínia, nos EUA, concluíram que pessoas que convivem com animais são menos estressadas e ansiosas do que as que moram sozinhas. Eles também diminuem as chances de infarto, ataque cardíaco e oscilação de pressão.

Ter um pet ajuda você a ser mais responsável. Como os bichinhos precisam de constante cuidado com água, alimentação, exercícios e higiene, o cuidador cria noções de responsabilidade que levará para o resto da vida, inclusive para o ambiente de trabalho e nos estudos. Os animais nos fazem pessoas melhores e mais conscientes das necessidades do outro.

SERTÃO – Cidades como Catolé do Rocha e São Bento tem algumas ONGs de proteção animal que também ajudam os interessados em adotar um pet, principalmente os abandonados, que diariamente são uma realidade as cidades.

Se você se interessou, adote um bichinho e ganhe um amigo. Basta se dirigir ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, que fica localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n° 100, Bancários. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3218-9357 ou 3214-3459 (JOÃO PESSOA).

Categorized in:

Entretenimento,

Last Update: 20 de julho de 2021

Tagged in: