Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Deputado paraibano lançou cartilha para ajudar ONGs de causa animal

Política

Deputado paraibano lançou cartilha para ajudar ONGs de causa animal

Foi lançada, a Cartilha Animal, uma iniciativa pioneira do deputado federal Ruy Carneiro, que vai orientar ONGs e entidades que atuam na defesa da causa animal na Paraíba, para que possam receber recursos públicos e de emendas parlamentares.

A cartilha foi construída de acordo com a Lei 1319/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que estabelece um novo regime jurídico para as parcerias entre o poder público e as organizações. As orientações contidas na Cartilha encaminham representantes das entidades para que possam por meio do recebimento dos recursos ter apoio financeiro para o custeio de projetos, programas e ações para promover o bem estar animal, assim como minimizar problemas enfrentados, a exemplo da superlotação de animais domésticos. Segundo a Lei, os recursos podem ser destinados apenas a organizações da sociedade civil.

O lançamento foi virtual e reuniu dezenas de representantes de entidades e protetores que atuam na causa animal de forma independente. Segundo Ruy Carneiro, esta é uma porta que se abre preparar entidades para que possam buscar os recursos para reforçar a estrutura de apoio a causa animal.

A representante da ONG ‘Ajude Anjos de Rua’, Fabíola Rezende, agradeceu a Ruy Carneiro pela iniciativa. “A cartilha é um passo fundamental para o fortalecimento da luta pela causa animal. Peço para que protetores independentes possam atuar em conjunto com as ONGs, facilitando a liberação de recursos”, disse.

Ruy Carneiro enalteceu o trabalho louvável de todos os protetores da causa animal na Paraíba e enfatizou a necessidade de regularização para que um número maior de entidades possa ser capaz de receber os recursos. “Estou hoje reforçando meu compromisso com a causa animal. Esta é mais uma ação para tornar realidade muitos dos sonhos das pessoas que tem o compromisso com o bem estar animal. Esta cartilha vai abrir caminhos para que mais recursos cheguem”, explicou Ruy Carneiro. O parlamentar já encaminhou para a cidade de João Pessoa uma emenda de R$ 1 milhão destinada à construção de um hospital veterinário. E vem acompanhando todo o processo.

Francisco Garcia, coordenador de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destacou o trabalho de Ruy e disse que este empenho é fundamental para o progresso da causa animal. “Esse engajamento político é necessário para que possamos aumentar nossa rede de proteção aos animais na Paraíba”, enfatizou.

Na cartilha há toda a documentação necessária e os passos a serem seguidos na capitação dos recursos. O material será disponibilizado em algumas versões impressas, mas principalmente de forma virtual, podendo chegar ao maior número de interessados.

Informações com Paraíba Rádio Blog

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: