Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Efraim Filho pronto pra enfrentar Ricardo Coutinho, pelo Senado em 2022

Política

Efraim Filho pronto pra enfrentar Ricardo Coutinho, pelo Senado em 2022

Sem entrar no mérito da elegibilidade ou não do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que tem pendências judiciais a resolver, o deputado federal Efraim Filho, do Democratas, revelou que não teme enfrentar o ex-gestor na corrida por uma vaga ao Senado Federal nas eleições do próximo ano, caso ele seja mesmo candidato. Em entrevista a emissoras de rádio do Sertão, Coutinho asseverou que será candidato a senador e que está incluído no projeto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o pleito do próximo ano. “Eu sou candidato. Estou dentro de um projeto em que a América Latina toda está mudando, o povo se organizando, e espero que o Brasil passe por isso também”, pontuou Coutinho, manifestando intenção de conversar com Lula e outros líderes políticos.

O deputado Efraim Filho, que conta com o apoio do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), de deputados federais e estaduais de vários partidos e de prefeitos municipais para fortalecer seu projeto ao Senado, salientou – a propósito de uma possível candidatura de Ricardo – que é direito de qualquer cidadão, em dia com suas obrigações, concorrer a cargos eletivos. Frisou que, nessa linha de raciocínio, não faz restrição a quem quer que seja, mas também não tem receio de enfrentamento. “Vou ser candidato ao Senado para resgatar o papel importante da Paraíba no cenário nacional e contribuir com o avanço das conquistas que estão sendo implementadas”, assinalou Efraim, atribuindo, também, a postulação, a uma consequência natural da trajetória que tem empreendido na vida pública do Estado. O parlamentar integra o esquema político do atual governador João Azevêdo (Cidadania).

Em relação ao ex-governador Ricardo Coutinho, a confirmação de sua candidatura é incerta, tendo em vista que recentemente ele teve mantida a inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral. Embora responda a processos no âmbito da Operação Calvário, que trata de desvio de recursos da Educação e da Saúde quando esteve à frente do governo, Ricardo não foi sentenciado por órgão colegiado. As pendências que configuram situação de inelegibilidade são remanescentes da campanha eleitoral de 2014, quando foi declarado vencedor à reeleição contra o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e, ao término do mandato, deparou-se com o acolhimento de denúncias sobre abuso de poder político e econômico naquele pleito. Interlocutores de Ricardo asseguram que ele é confiante numa reversão da inelegibilidade, acreditando que será beneficiado da mesma forma como o ex-presidente Lula da Silva, que teve condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal e tornou-se elegível para 2022.

Ricardo Coutinho, nas declarações a jornalistas do Sertão, confessou que gostaria de ser candidato ao governo do Estado pela terceira vez, mas entende que a conjuntura dominante no Brasil requer que a Paraíba “tenha uma voz com estatura e coragem para representar o povo e fazer o grande debate”. Na campanha eleitoral de 2020, Ricardo Coutinho candidatou-se a prefeito de João Pessoa pela terceira vez mas ficou entre os últimos lugares no ranking da disputa vencida por Cícero Lucena. Ele chegou a ter o apoio declarado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ignorou a candidatura própria do PT, representada pelo deputado estadual Anísio Maia, com baixo desempenho nas urnas. O deputado Efraim Filho relembrou, ontem, o episódio da derrota do ex-governador Ricardo Coutinho em 2020 para argumentar que ele colheu frutos do desgaste político-administrativo. De sua parte, enfatiza que seu projeto é realista, “com o pé no chão”, mas é fortemente ancorado por compromissos com os interesses da população paraibana e pelo respaldo de líderes “que estão optando naturalmente pela perspectiva de renovação no Senado”. A vaga que estará em jogo é ocupada por Nilda Gondim, que assumiu como suplente de José Maranhão (MDB), no episódio da sua morte, por complicações de Covid-19.

Informações com Os Guedes

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO