Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Pollyanna Dutra demonstra preocupação com aumento da Covid no Sertão da PB

Política

Pollyanna Dutra demonstra preocupação com aumento da Covid no Sertão da PB

Aumento de casos de Covid-19 – A deputada Pollyanna Dutra ainda demonstrou preocupação com o aumento dos casos de Covid-19 no Sertão do estado, lembrando da importância da participação de todos nesse processo de enfrentamento à doença. “Na cidade de Pombal, aumentou em 63% o número de casos de Covid e isso reflete problemas de gestão. Os prefeitos precisam chamar o feito à ordem. Não podem esperar só as ações estaduais. Existe uma estrutura definida na atenção básica da saúde que pode ser muito bem usada para a Covid, isolando, rastreando as pessoas doentes, isolando, levando medidas urgentes, tomando seus cuidados… Quero parabenizar a equipe de saúde estadual, que tem dado as respostas necessárias ao povo da Paraíba, e lembrar da importância da participação de todos para o enfrentamento à Covid-19”, finalizou.

Tratamentos de câncer em alerta

A deputada Pollyanna Dutra alertou, nesta semana, para a diminuição do rastreamento e dos tratamentos contra o câncer no Brasil e, também, no estado da Paraíba. Conforme a parlamentar, que revela estar acompanhando o radar do câncer no Brasil, esta é uma doença que não pode ser deixada para depois e negligenciar o câncer coloca o país no risco de viver uma epidemia de mortes por câncer após a pandemia da Covid-19, que já ceifou mais de 460 mil vidas no país.

“Ao todo, o número de biópsias diminuiu em torno de 39% no Brasil em 2020, com relação a 2019. As mamografias de rastreamento diminuíram 51,6% no país. Já o PSA, que rastreia o câncer de próstata em homens, diminuiu 30,6%. Isso é muito grave! Corremos o risco de viver uma epidemia de mortes de câncer após a pandemia de mortes por Covid-19. No Brasil, a cada 5 mortes, uma é de câncer. No mundo, a cada 6 mortes, uma é por câncer. Isso é grave, porque essas doenças não diminuíram, pelo contrário, o que diminuiu foi o acesso ao sistema de saúde, que foi direcionado para a Covid-19”, alertou a deputada.

A parlamentar alertou que diversas pessoas imunossuprimidas deixaram de ir aos hospitais por medo e outras interromperam o tratamento, o que é ainda mais preocupante. “As outras doenças não diminuíram enquanto a Covid aumentou, o que diminuiu foi o acesso ao sistema de saúde, que foi direcionado para a Covid. Temos uma lei no Congresso nacional dizendo que, após até 60 dias da descoberta o paciente precisa iniciar o seu tratamento e isso não está sendo cumprido, algo que merece nossa atenção”, afirmou.

Para Dutra, não dá para se omitir ao tema, motivo pelo qual ela irá propor matérias provocando o debate no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba. “Acredito que precisamos discutir esse tema na Casa de Epitácio Pessoa junto com secretários de saúde para que possamos dar caminhos por meio da política. A telemedicina precisa estar viva nesse momento para pacientes de câncer que estão sem acesso porque os pacientes, quando voltarem, voltarão graves. O tratamento é mais agressivo, será mais oneroso para ele e para o poder público. Isso é grave e precisamos dar a atenção devida porque o câncer é urgente”, completou.

Informações com Assessoria

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais Notícias em Política

TOPO
%d blogueiros gostam disto: