A 111ª edição do Campeonato Paraibano vai chegando a sua reta final. Nesta terça-feira, Sousa e São Paulo Crystal definem quem será o primeiro finalista do estadual em 2021. A partida, marcada para as 16h, no Estádio Marizão, no Sertão do estado, colocará frente a frente equipes que, apesar da diferença nas respectivas posições na tabela, possuem muitas semelhanças.

Alviverdes e tricolores são gratas surpresas nesta edição Paraibano. O Dinossauro chega às semifinais após uma fase classificatória praticamente irretocável e sendo detentor da melhor defesa do certame. Já o Carcará do Engenho figura entre as quatro melhores equipes após eliminar o Treze, atual campeão paraibano, em pleno Estádio Amigão, em Campina Grande, contrariando muitas das expectativas traçadas ainda no início da temporada.

Paridade defensiva

A espetacular primeira fase do Sousa passou muito pela ótima atuação do seu quinteto defensivo. Liderados pelo goleiro e capitão Ricardo, os sertanejos, ao fim das sete rodadas, conseguiram, além da liderança e da classificação direta às semifinais, ser detentores do melhor setor defensivo do estadual, com apenas um gol sofrido, ainda na primeira rodada, quando a equipe perdeu para o Botafogo-PB por 1 a 0. Desde então, passaram-se 640 minutos sem a defesa alviverde buscar a bola no fundo de suas redes.

O equilíbrio defensivo também foi marca do São Paulo Crystal. Com seis gols sofridos até então, a equipe divide, ao lado do Treze, o posto de terceira melhor defesa da competição, atrás apenas do próprio Sousa, com um gol sofrido, e do Botafogo-PB, com cinco. A experiência do elenco, principalmente no setor de contenção, é visto como um dos fatores primordiais para o time de Cruz do Espírito Santo ter feito história e conseguido chegar, pela primeira vez em sua história, às semifinais do certame.

Linearidade de um lado, mas do outro…

O Sousa foi uniforme ao longo de todo o Campeonato Paraibano. Apesar do revés para o Belo logo na primeira rodada, o Dinossauro não se abateu e conquistou bons resultados logo nas partidas seguintes. O aproveitamento de mais de 75% culminou na classificação antecipada às semifinais, e, na última rodada, a confirmação da liderança. A solidez defensiva já citada aliada ao bom desempenho do setor de criação do time fez que a equipe agora comandada pelo técnico Índio Ferreira, demonstrasse um equilíbrio entre os três setores do campo, imprescindível para quem quer voltar ao ponto mais alto do pódio do estadual após 12 anos.

Após a maiúscula vitória por 2 a 1 contra o Campinense, logo na estreia, especulou-se que o time de Cruz do Espírito Santo poderia ser uma das surpresas da fase classificatória do Paraibano. Apesar da consistência no futebol apresentado, o baixo aproveitamento das chances de gols criadas impactaram nos resultados ao fim das partidas e, consequentemente, em uma maior dificuldade em carimbar a sua classificação à segunda fase do estadual. Na repescagem, a equipe de Cruz do Espírito Santo conseguiu, através do bom posicionamento defensivo, anular as principais armas do Galo da Borborema e, nos pênaltis, garantir a sua histórica — e inédita — vaga nas semifinais para seguir vivo em busca do primeiro título paraibano.

Equilíbrio disciplinar

Um dos pontos em que o equilíbrio nas campanhas de Sousa e São Paulo Crystal mais se destaca está no aspecto disciplinar. O Sousa recebeu, durante todos os sete jogos da primeira fase, 25 dos 197 cartões amarelos aplicados até o momento. O número representa uma média de 3,57 advertências recebidas por partida. O Tricolor, por sua vez, apresenta um número quase idêntico de amarelos. A equipe de Ramiro Souza recebeu 26 cartões em oito partidas, uma média de 3,25 atletas amarelados por jogo.

Quanto aos cartões vermelhos, os números também são semelhantes. O Sousa, por não ter nenhum atleta expulso até o momento, obviamente lidera essa questão disciplinar até o momento, seguido pelo adversário desta terça-feira, o São Paulo Crystal, que possui apenas um atleta expulso até o momento, o lateral-direito Gustavo, expulso na partida contra o próprio Sousa, no Almeidão, em partida válida pela rodada #6 do Campeonato Paraibano.

Relembre o último confronto

No último dia 20 de maio, São Paulo Crystal e Sousa entraram no gramado do Estádio Almeidão buscando garantir vaga na sequência do estadual. Para os donos da casa, valia a classificação antecipada para a repescagem e, de quebra, manter viva a chance de uma vaga no G-2 ao fim da fase de classificação. Já para o Sousa, valia o carimbo direto às semifinais com uma rodada de antecedência. No fim dos 90 minutos, melhor para o Dino, que venceu o Tricolor por 2 a 0 com um gol em cada tempo.

Números do Dinossauro e do Carcará no Campeonato Paraibano de 2021:

SOUSA x SÃO PAULO CRYSTAL

 

Jogos: 7 x 8

Vitórias: 5 x 1

Empates: 1 x 4

Derrotas: 1 x 2

Gols marcados: 7 x 4

Gols sofridos: 1 x 6

Cartões amarelos: 25 x 26

Cartões vermelhos: 0 x 1

Informações com Globo Esporte PB

 

 

 

 

 

 

 

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 31 de maio de 2021