Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

O Monte Tabor de Catolé: Por Catolaico

Entretenimento

O Monte Tabor de Catolé: Por Catolaico

As margens de um riacho e aos pés de um monte, foi o local que Francisco da Rocha Oliveira resolveu começar a povoar seu pedaço de terra, o monte estava lá “desde que o mundo é mundo”, chamavam apenas de monte, não se sabe em que dia e quem resolveu chamá-lo Tabor, em alusão a outro monte, localizado na Galiléia, onde segundo a Bíblia aconteceu à transfiguração de Jesus.

O nosso Tabor é uma típica formação do semiárido nordestino, um Inselberg ou “morro ilha”, sua proximidade com a cidade o torna menos solitário e mais imponente, maior que os seus cento e poucos metros em relação ao nível do município. Ao longo dos anos o monte testemunhou a cidade se formar, virou cartão postal, hospeda uma capela humilde, um cruzeiro, uma imagem de frei Damião e várias antenas necessárias à comunicação. É roteiro de aventuras, tem acesso pavimentado, mas não é fácil chegar a seu topo, mesmo os carros sofrem um pouco, segue no tempo causando inveja por ter todos os dias uma das mais belas vistas, cenário de fotografias, lugar de contemplação, é prazeroso subir lá e observar o relevo de Catolé, achar a casa onde mora, ver outras cidades, comunidades e serras, ou as luzes ao anoitecer.

O Coronel Rocha talvez não imaginou que aos pés daquele monte a cidade cresceria, tantas histórias seriam contadas, talvez naquele tempo estar no alto, mais perto do céu, não fosse tão atraente quanto estar às margens de um riacho corrente e explorar suas terras férteis. O destino quis que a trajetória de Catolé do Rocha fosse iniciada aos pés do monte e que ele fosse personagem dessa história, às vezes invisível no nosso cotidiano, às vezes rota de fuga para os olhares pensativos, um companheiro incontestável de todo catoleense.

Texto de @catolaico_

Mande sugestões para essa coluna semanal sobre cultura de Catolé do Rocha. Pode ser pelo instagram @blogdoclinton

Pelo mesmo canal mande perguntas para a participação semanal do Catolaico no programa Mensageiro da Notícia na Cidade FM, toda quinta-feira, às 17 horas. 

2 Comentário(s)

2 Comentários

  1. Lucicleide Alves Fernandes

    20 de maio de 2021 at 23:48

    Clinton me coloca no grupo política de Catole sou tia de Thiago da várzea meu número 98221098 fui. Com vc no carnaval lá em Lauro eu vc é Thiago. Lembra ?

  2. TEREZINHA COSTA SOARES DE OLIVEIRA

    23 de maio de 2021 at 15:25

    Que lindo! Maravilha de texto! Parabéns.

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Entretenimento

TOPO