Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

CRM-PB alerta para lotação máxima nos hospitais para Covid no Sertão da Paraíba

Policial

CRM-PB alerta para lotação máxima nos hospitais para Covid no Sertão da Paraíba

Com todos os leitos de UTI para tratamento da Covid-19 ocupados, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) constatou durante fiscalizações, nesta terça-feira (18/05/2021), o colapso nos hospitais do Sertão da Paraíba que são referência para o tratamento da covid-19.

Segundo dados obtidos, as unidades de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão com todos os 75 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Nas enfermarias, dos 75 leitos instalados, 64 estão ocupados, restando onze leitos disponíveis.

Mesmo com o aumento do número de leitos de UTI entre os meses de março e maio, passando de 61 para 75, os serviços de saúde referência no atendimento à covid-19 de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão sobrecarregados.

Todos estão com ocupação de 100% nos leitos de UTI. O Hospital Regional de Piancó está trabalhando acima do limite. Com 7 leitos intensivos, há 8 pacientes internados. Na enfermaria a situação se repete: são 12 leitos de enfermaria instalados, porém há 16 pacientes internados.

De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, o crescimento do número de casos de covid-19 e o aumento de internações em UTIs e enfermarias em todo o Estado já vem sendo acompanhado e “a situação é preocupante em todas as regiões, especialmente no Sertão, em que identificamos percentuais de 100% em todos os serviços de saúde. Infelizmente, estamos vivenciando uma situação de colapso da rede pública de saúde do Sertão”, destacou.

O levantamento do CRM-PB analisou cinco unidades de saúde referência Covid no Sertão paraibano. Os leitos de UTI registram os seguintes percentuais de ocupação: Hospital Regional de Patos 100%; Hospital Regional de Cajazeiras com 100%; UPA de Cajazeiras com 100%; Hospital Regional de Pombal com 100% e Hospital Regional de Piancó 114%.

Nas enfermarias, a situação é semelhante, com 91% de ocupação. Há dez vagas no Hospital de Patos e uma no de Cajazeiras, mas no de Piancó o número de pacientes internados é superior à sua capacidade. As ocupações de enfermaria estão com estes índices: Hospital Regional de Patos 70%; Hospital Regional de Cajazeiras 95%; UPA de Cajazeiras 100%; Hospital Regional de Pombal 100% e Hospital Regional de Piancó 133%.

UTI instalada = 7

UTI ocupada = 8

Ocupação UTI = 114%

Enfermaria instalada = 12

Enfermaria ocupada = 16

Ocupação Enfermaria = 133%

 

UTI instalada = 21

UTI ocupada = 21

Ocupação UTI = 100%

Enfermaria instalada = 17

Enfermaria ocupada = 16

Ocupação Enfermaria = 94%

 

UTI instalada = 5

UTI ocupada = 5

Ocupação UTI = 100%

Enfermaria instalada = 4

Enfermaria ocupada = 4

Ocupação Enfermaria = 100%

 

UTI instalada = 10

UTI ocupada = 10

Ocupação UTI = 100%

Enfermaria instalada = 8

Enfermaria ocupada = 8

Ocupação Enfermaria = 100%

 

UTI instalada = 32

UTI ocupada = 32

Ocupação UTI = 100%

Enfermaria instalada = 34

Enfermaria ocupada = 24

Ocupação Enfermaria = 70%

Informações com Click PB

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO