Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Sousa fez sua parte e divulgou mensagem contra a LGBTFobia

Esporte

Sousa fez sua parte e divulgou mensagem contra a LGBTFobia

Há alguns anos o dia 17 de abril vem sendo lembrado no futebol brasileiro. Esse é o dia simbólico em que se ressalta a luta contra a LGBTfobia, forma de discriminação contra pessoas da comunidade LGBTQIA+. Foi nessa data em 1990 que a Organização Mundial de Saúde (OMS), com muito atraso, retirou a homossexualidade da lista das patologias reconhecidas pela entidade.

Tal dia tem – ou deveria ter – muita importância para uma sociedade que quer ser melhor. E, por isso, o futebol brasileiro, através dos seus clubes, que sabem a força e o alcance de suas comunicações, têm reservado mensagens para apoiar esta luta, que deve ser de todos e todas. Clubes de todo país, vários da Série A do Campeonato Brasileiro, como Bahia, São Paulo, Corinthians, Fluminense, dentre outros, fizeram menção à data.

É claro que só postagens de lembranças não resolvem o problema. Mas, também não dá para negar, é um primeiro passo importante. Não se posicionar é se omitir. E se omitir no país que mais mata a população LGBTQIA+ é corroborar com uma cultura de violência que tem um alvo explícito.

Dos oito clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Paraibano, metade não fez nenhuma menção ao dia de combate à LGBTfobia. Casos de Campinense e Treze, dois dos maiores campeões do estado, que possuem enormes massas de torcedores, das mais diversas orientações sexuais, mas que parecem não estar nem aí para eles e elas.

Além dos Maiorais – depois de ontem pequeninos, – São Paulo Crystal e Perilima também não fizeram postagens sobre o dia 17 de maio. Todos os quatro times possuem departamentos de comunicação e redes sociais ativas. Faltou mesmo vontade.

Pelo lado bom, temos outros quatro clubes que fizeram portagens em alusão ao dia de combate à LGTfobia: Botafogo-PB, Sousa, Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras. Clubes que não disputam a elite, como o Confiança de Sapé, também lembraram da data. Confira algumas mensagens abaixo.

Informações com Jornal da Paraíba

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais Notícias em Esporte

TOPO
%d blogueiros gostam disto: