O técnico do Sousa, Paulo Schardong, não ficou nada satisfeito com a arbitragem no empate sem gols do seu time contra o Campinense, no último sábado, pela rodada #3 do Campeonato Paraibano. Ao fim do duelo disputado no Marizão, o treinador alviverde esbravejou contra a atuação do árbitro Josemarques Domingos e seus auxiliares, mas estendeu suas críticas à arbitragem como um todo, que, segundo ele, sempre favorece Botafogo-PB, Campinense e Treze.

Bastante exaltado, Schardong concedeu entrevista pouco após o apito final da partida. O técnico do Sousa não foi específico sobre quais lances do jogo contra o Campinense o deixaram na bronca. Ele até citou superficialmente um suposto pênalti não marcado em favor do seu time. Mas preferiu falar de forma abrangente sobre o que pensa a respeito da arbitragem e até citou um pênalti marcado em favor do Botafogo-PB, contra a Perilima, também nesta rodada #3, para argumentar que os três clubes grandes do estado — Belo, Raposa e Galo — costumam ser beneficiados.

— É difícil fazer futebol na Paraíba, com a arbitragem olhando escudo de clube. Deve ser apaixonada para ver escudo de clube. Fica vergonhoso. Toda vez eu tenho que ficar quieto, vem aqui e dá amarelo, faz um monte de coisa, ameaça colocar para fora. Eu só quero uma arbitragem justa. No jogo do Botafogo-PB, teve um pênalti para eles, contra a Perilima, o cara estava com a mão no chão: deu pênalti. Aqui não deu. Toda faltinha comum, para eles dá, para nós não dá, vai segurando, amarrou o jogo, não aplicam a regra — esbravejou Schardong.

— Enquanto o futebol paraibano estiver refém de árbitros que vêm olhando escudo de clube, não cresce. Vai ficar desse jeito, continua sempre os três (Botafogo-PB, Campinense e Treze) chegando, e os outros não conseguindo ser protagonista por causa disso. É uma vergonha isso daí. O pessoal que escala os árbitros tem que olhar um pouquinho, porque parece que eu estou jogando sempre fora de casa. Nunca vi isso — emendou.

Paulo Schardong foi além e, quando perguntado sobre as chances de o Sousa ficar nas duas primeiras colocações ao fim da primeira fase do Campeonato Paraibano e, assim, conquistar uma vaga direta às semifinais, deu uma opinião polêmica. Para ele, essas duas vagas já estão previamente definidas antes mesmo de a bola rolar em todos os jogos da fase classificatória.

— Quanto às duas vagas (diretas) da semifinal, me parece que já está definido na cabeça de algumas pessoas lá. O restante das equipes vai jogar para ver quem não cai e quem se classifica. Está mais ou menos desse jeito o campeonato hoje — opinião o treinador, para logo depois usar de ironia em meio às críticas.

— Com essa arbitragem, nossa chance é reduzida. Parabéns! Fizeram o que vieram fazer.

Com o empate sem gols contra o Campinense, o Sousa chegou aos quatro pontos e segue na quarta colocação, dentro da zona de classificação para uma espécie de repescagem antes das semifinais. O Dinossauro tem a mesma pontuação que Treze e Campinense, mas está abaixo do Galo e acima da Raposa por conta do saldo de gols.

Sobre a partida em si, Schardong avaliou que, se algum time merecia sair do Marizão com a vitória, esse time era o Sousa. Ele destacou as chances criadas pela sua equipe e a dificuldade do Campinense em chegar ao ataque com oportunidade clara de balançar as redes.

— Criamos mais que eles. Fizemos uma partida segura. Eles também criaram algumas situações. A situação de gol deles, na primeira etapa, foi numa falha nossa; não foi nem que eles criaram.

Por fim, sobre o próximo desafio do Dinossauro no Campeonato Paraibano — o clássico sertanejo contra o Atlético de Cajazeiras —, Schardong garantiu que, apesar de se tratar de um duelo fora de casa, a sua intenção e a de seus comandados vai ser conquistar a vitória.

— Temos que colocar a cabeça no lugar. Temos um clássico, não é fácil. A situação deles é complicada. A gente tem todo o respeito ao Atlético-PB, sabemos que é um rival. Nós vamos para lá tentar fazer um jogo inteligente para trazer um grande resultado.

Esse jogo do Sousa contra o Atlético-PB está marcado para as 16h do próximo domingo, no Perpetão, em Cajazeiras, e é válido pela rodada #4 do Campeonato Paraibano. Apesar de, neste momento, estar na quarta colocação, o Dinossauro ainda pode ser ultrapassado pelo Nacional de Patos e pelo próprio Atlético-PB ainda nesta rodada: é que nacionalinos e atleticanos se enfrentam neste domingo e quem vencer chegará também a quatro pontos, restando saber se conseguirá superar os rivais nos critérios de desempate.

Informações com GE PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 3 de maio de 2021

Tagged in:

,