Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

81ª morte por causa da Covid em Sousa-PB

Policial

81ª morte por causa da Covid em Sousa-PB

A Secretaria Municipal de Saúde de Sousa, Sertão paraibano, divulgou a estatística do novo coronavírus nas últimas 24 horas. No 369º boletim epidemiológico, um dado chama a atenção: uma morte ocorrida em novembro do ano passado que só veio a ser confirmada como Covid-19 mais de quatro meses depois.

O caso em questão é o de um homem de 77 anos de idade, morador do Bairro Alto do Cruzeiro, o qual faleceu no Hospital Regional de Patos no último dia 15 de novembro. Esse é o 81º óbito causado pela doença no município.

Na publicação assinada pela Coordenadora de Epidemiologia e Agravos Maria do Socorro Batista Formiga, pelo Diretor de Vigilância em Saúde Edson Natanael Fernandes e pela Secretária de Saúde Amanda Oliveira da Silveira Marques Dantas, consta que o resultado foi confirmado após investigação epidemiológica e laboratorial.

Procurado, Edson Fernandes explicou que em algumas situações é comum que ocorra estas confirmações com alguma demora, pois existem fatores que devem ser confirmados e investigados para que haja posteriormente a confirmação.

Fernandes ainda ressaltou que deve-se observar que todos os óbitos ocorridos em outras cidades, estados e nações chegam por meio de fluxo de retorno visto que os pacientes cadastrados no cartão SUS detinham endereço na cidade de Sousa.

“Trabalhamos com o Sistema de Informações de Vigilância de Gripe (Sivep-Gripe), utilizado para o envio de registros de mortes por Covid-19, onde todos os pacientes hospitalizados incluindo os que estão regulados/internos em outros estados e cidades devem estar com seus dados, laudos e informações inerentes a hospitalização e consequentemente, óbitos atualizados para que seja iniciada a investigação epidemiológica com o consequente recebimento destas informações”, disse.

Ainda segundo Fernandes, outro fator é a demanda de casos a serem investigados, processados e enviado às secretarias municipais pelos estados e cidades onde ocorreram os óbitos.

Outra morte em investigação

Além da morte confirmada, há outroa em investigação. Trata-se de um paciente de 56 anos, falecido no Hospital Nossa Senhora das Neves em João Pessoa no último dia 02 de janeiro e que residia no Centro da “Cidade Sorriso“.

O boletim também revela que Sousa conta com 5.998 casos confirmados, 5.689 casos recuperados. Seis pacientes estão hospitalizados, sendo três em leitos de Enfermaria e três em leitos de UTI.

Informações com Levi Dantas

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO