O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vice, Hamilton Mourão (PRTB), ministros, os filhos e também assessores ligados à secretaria de Comunicação foram responsáveis por 580 ofensas a profissionais da imprensa no Brasil, em 2020, segundo levantamento feito pela organização internacional Repórteres sem Fronteiras, divulgado nesta segunda-feira. A família do presidente aparece nas principais posições do ranking de agressores da imprensa , com 85% das ofensas compiladas pela organização não-governamental.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) lidera a pesquisa, com 208 casos registrados , seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 103 ataques, pelo vereador do Rio Carlos Bolsonaro (Republicanos), com 89, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos – RJ), com 69 agressões.
Segundo a ONG, as redes sociais foram uma das principais arenas usadas pelo ” sistema Bolsonaro ” para hostilizar a imprensa: 85% das agressões foram realizadas por meio do Twitter, seja por republicações ou agressões de autoria própria.
“Até o momento, nada indica que o “sistema Bolsonaro” vá interromper sua lógica de ataques e sua operação orquestrada para desacreditar a mídia. O desafio para a imprensa brasileira é imenso. O caminho para enfrentá-lo aponta na direção da coragem e da resiliência, para seguir levando informações confiáveis ao público e, assim, recuperar a confiança no jornalismo de qualidade”, diz o relatório.
O levantamento aponta ainda que o Palácio do Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo, “se tornou símbolo da sua hostilidade aos jornalistas ”.
Um dos episódios citados pela ONG foi quando Bolsonaro apareceu na porta do Alvorada acompanhado por um humorista disfarçado de presidente, a quem pediu para distribuir bananas aos jornalistas presentes. Naquele dia, Bolsonaro ignorou o resultado do PIB do seu primeiro ano de gestão, e não fez nenhum comentário dobre a menor taxa desde o fim da recessão.
You might also like
Leia mais sobre Policial
Covid! Catolé do Rocha tem recorde de casos diários e já foram mais de 02 mil infectados
A cidade de Catolé do Rocha está num nível de crescimento de casos da Covid. Nos últimos dias os registros …
Região do Médio Piranhas-PB tem 12 mil recuperados da Covid
Já foram mais de doze mil casos recuperados da Covid na região do Médio Piranhas, localizada no Sertão da Paraíba. …
Nesta terça, Brejo dos Santos, Catolé e Pombal registraram mortes por Covid
O crescimento da Covid na região do Sertão da Paraíba é bem presente atualmente. Um exemplo é que os boletins …
1 comentário
Vc é um canalha, só sabe atacar o presidente sem ter o mínimo de profissionalismo. Não vou mais acessar esse site. Um lixo. Politiqueiro de plantão.