Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Em São Bento, Projeto Acolher Covid faz ações de Desenvolvimento Humano e Social

Política

Em São Bento, Projeto Acolher Covid faz ações de Desenvolvimento Humano e Social

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), criou, recentemente, o Projeto Acolher Covid – 19, visando ajudar pessoas em vulnerabilidade social, contaminadas pela doença.

Segundo a secretária da pasta supracitada, Valeska Dantas, o projeto Acolher Covid-19, tem como objetivo proporcionar apoio psicológico, socioeconômico às famílias que testaram positivo para a COVID-19, ou estão afetadas em vulnerabilidade social, por decorrência da pandemia, de acordo com as necessidades apresentadas, e considerando as dificuldades causadas pelo isolamento após suspeita de contagio.

Valeska informa, ainda, que as atividades se iniciaram em setembro de 2020, tendo uma equipe técnica composta por duas psicólogas e uma assistente social. Até o dia 31 de dezembro de 2020, o projeto realizou 456 triagens (acolhimentos), e, através destes, foi identificada a necessidade de suporte Psicológico, que gerou um total de 24 atendimentos. De igual forma, a necessidade de apoio socioeconômico foi suprida com a entrega de cestas básicas, que incluem o incremento nutricional, através da concessão de frutas, verduras e legumes, como também o kit higiene pessoal e doméstica.

Após a identificação da necessidade de suporte psicológico, a equipe realiza o Aconselhamento Psicológico por até 60 dias, dependendo da complexidade e, se necessário, encaminhado aos demais profissionais, a exemplo de Psiquiatra e Neurologista.

“Vale salientar que o projeto social acolher COVID é destinado ao público do SUAS (Sistema Único de Assistência Social. Levando em conta que a Assistência Social é um serviço essencial, por isso, nesse contexto de pandemia, é fundamental assegurar aos nossos usuários do SUAS a garantia à alimentação saudável e adequada, além do apoio psicossocial para enfrentamento, principalmente, às sequelas que essa doença traz, portanto, é preciso, também, enfatizar que a secretaria de desenvolvimento humano e social sempre concedeu auxílio a quem dela necessita”, acrescentou a secretária.

 

ASCOM

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO