Dos cerca de 2.800 profissionais da área de saúde que prestam serviços em Sousa, Sertão da Paraíba, pouco mais de 460 serão vacinados contra a Covid-19 na primeira remessa da etapa inicial de doses da CoronaVac entregues nesta terça-feira (19) ao Governo do Estado e aos municípios. A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Saúde.

De acordo com Amanda Silveira Dantas, a quantidade de vacinas destinadas para Sousa é de aproximadamente 931 doses, sendo que a primeira será aplicada de imediato e a segunda em um prazo de 21 dias.

“Não vamos receber o esperado para atender a todos os nossos profissionais, mas seguindo o protocolo do Ministério da Saúde iremos vacinar aquelas pessoas que estão envolvidas mais diretamente no combate ao vírus”, disse.

A gestora municipal também informou que servidores da UPA da Estação, SAMU, postos de saúde e da Ala Covid dos Hospitais Regional e Santa Terezinha serão os primeiros a tomarem a vacina.

Ainda segundo Amanda Silveira, ao passo em que novas remessas das vacinas da CoronaVac ou da Oxford/AstraZeneca sejam enviadas, mais profissionais e outros públicos serão atendidos.

“Estamos muito felizes por esse momento, já que os sousenses serão imunizados com a tão sonhada vacina. É um momento muito esperado, pois sabemos que a única forma de conter o vírus é através da vacina”, afirmou Amanda Silveira.

Amanda Silveira explicou que as vacinas chegarão à Gerência de Saúde do Governo do Estado, no início da tarde e será distribuída à Secretaria Municipal de Saúde. A secretária ainda afirma já foram realizadas diversas reuniões com as equipes da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde. “Nesses encontros, levantamos as informações necessárias para que a agente pudesse está nesse momento passando esse comunicado aos sousenses. Já estamos prontos para iniciarmos o processo de vacinação em Sousa. Já havíamos adquirido câmaras frias e seringas. As equipes já estão prontas para iniciarmos a vacinação”, acrescentou.

Por fim, a secretária afirmou que na medida que os SUS enviar mais lotes de doses, outros públicos serão imunizados. Segundo ela, o objetivo é que todos sejam imunizados. “Vamos continuar com os mesmos cuidados de prevenção ao novo coronavírus. Os cuidados básicos são importantes, a exemplo do uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Paraíba

A Paraíba vai receber 92.960 doses da vacina Coronavac. Serão contemplados com essa primeira remessa 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), 10.432 indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas em instituições e 120 pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas.

Categorized in:

Política,

Last Update: 19 de janeiro de 2021