Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Apicultores de Brejo do Cruz receberam curso de capacitação no manejo de abelhas

Entretenimento

Apicultores de Brejo do Cruz receberam curso de capacitação no manejo de abelhas

A descoberta da meliponicultura como alternativa de renda para quem mora no campo levou produtores rurais do município de Brejo do Cruz, Sertão paraibano, a iniciar a criação de abelhas sem ferrão. A iniciativa  tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap.

Nesta semana, através da gerência operacional da Empaer em Brejo do Cruz, município próximo a Catolé do Rocha, um grupo de oito agricultores participou de uma oficina sobre manejo e criação de abelhas sem ferrão, no Sítio Flor do Sertão, área escolhida para experimentação agroecológica.

Apesar de existir apenas três apicultores no município, a participação de outros agricultores na reunião demonstrou o crescente interesse por essa atividade. Como explicou o extensionista rural Moisés Paiva, foi uma palestra para incentivar a criação e resgate destas abelhas nativas no município.

A produção de mel vem crescendo na região de Catolé do Rocha, cuja produção é comercializada nas cidades próximas e estados vizinhos. Lembra o extensionista rural que, em Brejo do Cruz, ainda é pequeno o número de apicultores, entretanto a Empaer juntamente com outros parceiros, vem estimulando os produtores rurais a se tornarem apicultores, no trabalho que conta com o acompanhamento do gerente regional da Empaer, Humberto Cavalcanti.

O evento de Brejo do Cruz contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação dos Meliponicultores da Paraíba (AMEL) foi responsável pelas oficina para a apresentação das abelhas sem ferrão. Também abordou o manejo, destacando as várias etapas, discutiu a alimentação e importância das abelhas para os agroecossistemas. A oficina foi realizada pelo meliponicultor e integrante da AMEL, Renio Torres.

Fonte: paraiba.pb.gov.br

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Entretenimento

TOPO