Janaina Vieira Suassuna não e mais a secretaria de saúde em Riacho dos Cavalos, O anúncio foi feita por ela mesma em suas redes sociais na tarde desta última terça-feira dia (15) de Dezembro.  

Veja o que Janaina falou

Encerro hoje um ciclo em minha vida. Foram seis anos de muito aprendizado, gratidão e dever cumprido. Cheguei em Riacho dos Cavalos em 30 de junho de 2014 para assumir a pasta de coordenadora da Unidade Mista de Saúde. Tudo novo, e apesar das muitas dúvidas e expectativas, as coisas foram se encaixando da melhor forma possível e os desafios não pararam por aí.

Em 8 de agosto de 2017, assumi a secretaria de saúde do município a convite do prefeito Joaquim Hugo. O contato diário com pessoas de todas as classes sociais, religiões e etnias aflorou em mim emoções indescritíveis. Atendi a todos, sem distinção. Em alguns momentos passei de Secretária à conselheira, amiga e por vezes “psicóloga” daqueles que desabafavam na ânsia de resolver seus problemas. Foi em momentos como esses que pude enxergar o verdadeiro valor de fazer gestão pública, sobretudo na saúde.

Desafios como estes me fez imensamente bem. Nunca me furtei de críticas, desde às justas, a outras qualquer embasamento. Enfrentei-as de frente e não me omiti de forma alguma de rebatê-las, contestá-las ou aceitá-las.

Construímos, dentro das limitações, uma equipe séria, inovadora e comprometida. Encontramos o sentido de todos os nossos esforços na melhoria da saúde pública de nossa cidade.

Foram 3 anos e 4 meses de uma verdadeira mudança estrutural na saúde, na atenção básica e programas federais, em especial aqueles que não existiam e aos que estavam zerados. Todos foram contemplados. A criação da Vigilância Sanitária foi uma de nossas grandes conquistas.

Tudo tem um começo, um meio e um fim. Me despeço da Secretaria, mas deixo um legado. Capacitamos nossos profissionais da saúde, atingimos metas de campanha de vacinação, pmaq, reformamos Unidades Básicas de Saúde, produzimos fardamentos e distribuímos EPIs para todos os profissionais, implantamos o projeto Viver Bem, bem como a Ciranda do Cuidado levando atendimento às comunidades mais longínquas; reinauguramos as Unidades Âncoras dos Sítios Assobio e Jenipapeiro e finalizamos com reforma e reequipamento da Unidade de Saúde Antonia Vaz Carneiro (Centro de enfrentamento ao Covid-19).

Enfrentamos desde março uma pandemia que nos assusta e demanda o nosso máximo de esforço. Por vezes não tivemos horário para sair da Secretaria. E o objetivo foi alcançado: jamais deixei de orientar e seguir à risca todas as orientações do Ministério da Saúde, pois a ciência é e continuará sendo o meu Norte do meu exercício de trabalho.

Por fim, agradeço a todos os funcionários da saúde, independentemente de sua efetividade e contratação, crença religiosa, posição partidária e orientação ideológica. Aos vigilantes, recepcionistas, auxiliares de serviços, motoristas, médicos, odontólogos, ACDs, enfermeiros, técnicos, nutricionista, assistentes sociais, psicólogos, educadores físico, digitadores, veterinário, fisioterapeutas, ACSs, ACEs e inspetores da barreira sanitária. Não esquecer de deixar um agradecimento especial a minha equipe interna da secretaria de saúde que sempre esteveram comigo em busca de melhorias pra nossa saúde municipal: Giliane, Adriana Nóbrega, Adriana Vaz, Adeilza, Larissa, Wlemas, Rivania, Naiane, Danubia, Taana, Ceinha, Jamilis e Nici Adriana, a vocês muito obrigada por tudo, nada teria conseguido sem a parceria e compromisso de todos. Gratificante poder ter vivido e compartilhado de tudo isso intensamente.

Enfim, a agradeço todos os funcionários da Saúde. Deixo também minhas sinceras desculpas por minhas limitações, mas com a profunda certeza de que dei o melhor de mim durante todos esses anos à frente da pasta da saúde. Sempre verdadeira, disponível e correta. Saúdo a todos que contribuíram para orientar, assistir e fazer o SUS de qualidade. Minha eterna admiração por profissionais tão exemplares. Agradeço aos membros do Conselho Municipal de Saúde, que foram construtores nas melhorias para a pasta desde o início de nossa gestão.

Agradeço à toda população de Riacho dos Cavalos, em especial às amizades cultivadas durante a gestão. Sou grata a todas as manifestações de carinho e gentilezas recebidas, especialmente nestes últimos dias. Deus recompense a todos pela bondade, generosidade e carinho com que fui tratada.

Agradeço ao prefeito Joaquim Hugo, pela oportunidade e confiança em meu trabalho. Fica registrado aqui o meu respeito, desejo de prosperidade, muita saúde e que Deus o oriente sempre em suas decisões.

Por fim, despeço-me da Secretaria Municipal de Saúde de Riacho dos Cavalos com a saudade cravada no peito, e junto dela, a certeza de dever cumprido. Na bagagem, levo comigo a experiência e os três itens que me acompanharam durante todo o processo: coragem, responsabilidade e fé em Deus. É hora de partir, em busca de novos projetos, novos sonhos e novas realizações.

Encaro minha missão como uma dádiva e a levei até o fim com espírito de sacrifício e muita dedicação, é digo até logo com a certeza de que em breve nos cruzaremos novamente pelos percursos da vida. O mundo não é assim tão grande.

Ao meu sucessor desejo boa sorte, sabedoria, saúde e sucesso. Aos demais, muito sucesso e estímulo para seguir crescendo, aprendendo e evoluindo. São os meus mais sinceros agradecimentos!

Riacho Notícias

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 17 de dezembro de 2020