14ª avaliação do Plano Novo Normal volta a apresentar municípios na bandeira vermelha, o que não acontecia desde a 3ª avaliação, ocorrida em julho. Este indicador é o resultado da elevação da transmissibilidade do vírus em todo Estado da Paraíba. As novas definições de bandeiras têm início nesta segunda-feira (14).

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 95% dos municípios se concentram nas bandeiras laranja e amarela, 5% na vermelha e apenas 3% na verde, cenário similar ao da primeira avaliação divulgada no dia 15 em junho.

SERTÃO – MÉDIO PIRANHAS.

A imagem com as cores dos municípios no mapa estadual impressiona. Todo o Sertão do Estado está na cor laranja ou vermelha, as duas piores. Diferente da outra parte da Paraíba que é mais mesclada. O reflexo do crescimento da pandemia na região, mostra resultado nos Hospitais, onde os 04 de referência para atendimento a pacientes da doença, estão com as UTIs lotadas.

BANDEIRA VERMELHA – A cidade de Mato Grosso é a única na região do Médio Piranhas que está na pior cor da pandemia. Medidas de restrição podem ser tomadas.

bandeira_vermelha_14_aval

BANDEIRA AMARELAPaulista é também a única cidade do Médio Piranhas que está na cor amarela, a segunda melhor das medidas da covid. Paulista também está no melhor nível atualmente em todo o Sertão.

bandeira_amarela_14_aval

BANDEIRA LARANJA – 14 cidades do Médio Piranhas estão na segunda pior bandeira. Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cajazeirinhas, Catolé do Rocha, Jericó, Lagoa, Pombal, Riacho dos Cavalos, São Bentinho, São Bento, São Domingos e São José do Brejo do Cruz.

bandeira_laranja_14_aval

DECISÕES – O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, ressalta que as transições para bandeiras laranja e vermelha significam piora da classificação. Ou seja, houve expressiva deterioração dos níveis de risco para disseminação da Covid-19, de forma geral, em toda Paraíba, com destaque para a 1ª e 3ª macrorregiões de saúde. Fazendo uma análise agregada das últimas três quinzenas, ele aponta que houve redução expressiva da participação da bandeira amarela, de 80% para 55% dos municípios paraibanos, e crescimento exuberante da bandeira laranja, de 6% para 37%, com proporcional redução dos municípios em bandeira verde, de 14% para 3%; além do crescimento de 11% da participação dos municípios em bandeiras vermelha, amarela e laranja, de 86% para 97%.

Quanto às ocupações hospitalares dos leitos de UTI adulto na Paraíba, os dados apontam crescimento de 7,86% na 1ª Macrorregião de Saúde, 12,72% na 2ª e um expressivo crescimento de 24,71% na 3ª Macro. O secretário executivo reforça que, embora atualmente a Paraíba tenha mais leitos de UTI, 15 novos abertos recentemente, e saiba manejar melhor o paciente, a população está colaborando cada vez menos.

“É importante lembrar que essa é uma doença evitável. Pode-se ampliar leitos todos os dias, mas esse recurso é finito e todas as pessoas, quando se cuidam, usam máscara, evitam festas e aglomeração, se protegem e protegem outras pessoas. Apelamos para a colaboração de toda a população, especialmente nas festividades de fim de ano”, reforça.

As informações completas da 14ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações para o critério, a íntegra da Nota Técnica e os Protocolos Sanitários para diversas atividades, em especial paras as festas de fim de ano, estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço www.paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 12 de dezembro de 2020